Scroll Top
Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
O segredo para não travar quando um recrutador pedir para você falar sobre si
Se apresentar de forma autêntica e com naturalidade pode parecer algo simples, mas ainda é um desafio para muitas pessoas
Por Exame | Tempo de leitura: 2 min
(ljubaphoto/Getty Images)

O medo de falar em público ou se apresentar em momentos importantes, como entrevistas de emprego, é um grande vilão que continua assombrando muita gente. Afinal, surge um sentimento de que, se ‘travarmos’ e demonstrarmos que não possuímos tanta autoconfiança, seremos julgados e até rejeitados.

Algumas pessoas acreditam que é necessário criar roteiros mentais ou decorar textos e mais textos, o que pode trazer uma comunicação ‘engessada’ e impedi-las de improvisar. O grande desafio não está ligado à capacidade de memorizar dados e fatos, mas em se autoconhecer e entender seu comportamento e suas emoções.

Existem diversas ferramentas e métodos gratuitos para isso, como a metodologia DISC, que identifica as pessoas em 4 perfis comportamentais: Dominantes – os executores; Influentes – os comunicadores; Estáveis – os planejadores; Conformes – os analíticos. Em seus desdobramentos, é possível identificar padrões de comportamento dentre os indivíduos identificados e agrupados em cada perfil. Assim, conseguimos perceber características do nosso comportamento, como tomamos decisões, nos comunicamos e interagimos com as pessoas. São essas informações que podem ser apresentadas ao falarmos sobre nós mesmos.

Para entender mais sobre como o processo de autoconhecimento pode te ajudar a se apresentar em entrevistas de emprego, assista ao vídeo “O segredo para não travar ao falar sobre si” com Diego Cidade, CEO da Academia do Universitário, na coluna “A Nova Geração do RH”.

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.