Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Salariômetro: site reúne remunerações de profissionais brasileiros
Page/Post Excerpt

Exame

A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) lançou o site Salários.org, que permite consultar dados sobre o mercado de trabalho e a remuneração oferecida para profissionais de diversas áreas no Brasil.

O destaque da página é a seção “Salariômetro”, que traz resultados de uma pesquisa salarial contínua e instantânea, de abrangência nacional. Com a ferramenta, você pode ver o salário médio de admissão de diversos profissionais em empresas brasileiras. Os dados sempre se referem aos últimos seis meses.

Quem busca o salário de uma determinada profissão pode filtrar os resultados por estado, setor, faixa etária, gênero, cor e grau de escolaridade. Os dados são extraídos do CAGED, do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).

Além disso, o site apresenta um acompanhamento dos resultados da negociação coletiva de salários no Brasil. Os dados são coletados por uma leitura eletrônica das convenções e acordos coletivos depositados na página do sistema “Mediador”, do MTE. É possível ver o saldo de negociações sobre piso, reajustes e PLR (Participação nos Lucros ou Resultados). Uma terceira seção do site mostra a evolução da folha de salários no Brasil, com a possibilidade de visualizar os dados por estado ou período.

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.