Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Programa oferece 5 mil bolsas de estudo na Turquia
Ao todo, 112 universidades turcas participam da iniciativa de bolsas de graduação e pós-graduação
Tempo de leitura: 3 min


(xavierarnau/Getty Images)

O Türkiye Burslar? é um grande programa de bolsas de estudo promovido anualmente pelo governo da Turquia. Na edição de 2022/23, a iniciativa concederá cerca de 5.000 bolsas de estudo para alunos de graduação, mestrado e PhD estudarem nas melhores universidades do país.

As bolsas cobrem 100% dos custos, incluem moradia e subsídio mensal, e são oferecidas para os programas de período integral, ou seja, para quem deseja cursar toda a formação na universidade turca de destino.

Os critérios de seleção dos bolsistas consideram o método acadêmico e o programa tem como objetivo “encorajar estudantes qualificados para estudar na Turquia”. De acordo com o programa, atualmente mais de 70 mil estudantes internacionais vindos de mais de 140 países estudam na Turquia.

Como funciona o Türkiye Burslar?

Podem se inscrever para as bolsas estudantes de graduação que tenham completado 70% do curso e de pós-graduação que concluíram 75% do programa. Para alunos das áreas de ciências da saúde, como Medicina, Odontologia e Farmácia, é necessário ter realizado 90% da formação.

As idades máximas para participar dos programas são: 21 anos para graduação, 30 anos para o mestrado, 35 anos para o doutorado e 45 anos para pesquisadores. Os subsídios do programa incluem:

  • Gratuidade de todas as taxas;
  • Acomodação na universidade de destino;
  • Auxílio de custo mensal de 1.000 LT (Lira Turca) para graduação, 1.400 TL para mestrado, 1.800 TL para PhD e 4.000 TL para pesquisadores;
  • 1 ano de curso de língua turca;
  • Passagens de avião de ida e volta.

Praticamente todos os programas oferecidos pelas universidades turcas estão disponíveis no programa de bolsas, com exceção de alguns cursos da área de saúde para estudantes de pós-graduação. Ao todo, 112 universidades turcas participam da iniciativa.

Como se inscrever

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário online com as informações pessoais, formação educacional, experiência de trabalho e atividades sociais realizadas. No primeiro momento, não é necessário escolher a universidade de destino.

Após a análise das candidaturas, os participantes são avaliados pelo comitê de especialistas do programa a partir de vários critérios: status acadêmico, qualificações anteriores, interesses acadêmicos, objetivos de carreira, consistência de preferências, conteúdo da carta de intenção e participação em atividades sociais.

Após passar esta etapa, os selecionados são chamados para participar de uma entrevista com duração de 15 a 30 minutos, na qual o candidato poderá se apresentar e conversar com os avaliadores. Os documentos exigidos no processo seletivo são:

  • Documento de identidade válido ou passaporte;
  • Uma fotografia do candidato tirada no último ano;
  • Resultados do exame nacional (ENEM);
  • Diploma ou certificado de graduação temporária;
  • Transcrição da documentação;
  • Resultados de exames internacionais (GRE, GMAT, SAT etc.), se exigido pela universidade ou programa escolhido;
  • Resultados de testes de idiomas internacionais, como TOEFL, DELF, se exigido pela universidade ou programa escolhido;
  • Proposta de pesquisa e um exemplo escrito da pesquisa realizada (somente para candidatos ao doutorado).

Mais informações em inglês sobre o Türkiye Burslar? neste link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever até o dia 20 de fevereiro.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.