Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
As profissões com mais chances de serem substituídas por robôs
Page/Post Excerpt

O Globo

Preocupado se seu trabalho poderá ser feito, no futuro, por um robô? Reportagem da revista The Economist sobre o futuro dos empregos mostra uma tabela de profissões e suas probabilidades de serem assumidas por robôs nos próximos 20 anos. A tabela foi feita a partir da pesquisa “O futuro do emprego: quão suscetíveis são os empregos à informatização”.

A reportagem lembra que, em 1930, quando o mundo sofria de um ataque de pessimismo econômico, uma das preocupações era uma “nova doença”: o desemprego tecnológico, causado pelas descobertas de meios de economizar o uso de mão de obra. Hoje em dia, a maioria dos economistas acredita que essa seja uma preocupação distante. Ao elevar a produtividade, argumentam eles, qualquer automação que economiza o uso de mão de obra vai aumentar a renda. Isso vai gerar demanda por novos produtos e serviços, que por sua vez criam novos postos de trabalho para os trabalhadores deslocados.

De qualquer forma, algumas profissões desaparecem para dar lugar a outras. Se sua profissão está na lista a seguir com altas probabilidades de desaparecer, vale lembrar que isso deve acontecer primeiro nos países altamente desenvolvidos. De qualquer forma, se você é um operador de telemarketing em início de carreira, talvez seja o caso de avaliar novos desafios…

– Operadores de telemarketing – 99%

– Contadores e auditores – 94%

– Vendedores do varejo – 92%

– Escritores técnicos – 89%

– Corretores imobiliários – 86%

– Digitadores – 81%

– Maquinistas – 65%

– Pilotos comerciais – 55%

– Economistas – 43%

– Técnicos de saúde – 4%

– Atores – 3,7%

– Bombeiros – 1,7%

– Editores – 0,6%

– Engenheiros químicos – 0,2%

– Sacerdotes – 0,08%

– Treinadores físicos – 0,07%

– Dentistas – 0,04%

– Terapeutas ocupacionais – 0,03%

Comments (1)

No Brasil, mudanças, dez anos ou mais, poderá acontecer a partir do segundo item.

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.