Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Procurando emprego? Veja um modelo de e-mail que pode ajudá-lo nessa busca
Page/Post Excerpt


Se você está infeliz em seu trabalho ou desempregado, costuma avisar aos seus conhecidos e pedir indicações de emprego ou fica sem jeito em divulgar isso abertamente?

Se escolheu a segunda opção, é preciso rever sua atitude. Duas especialistas em emprego afirmam que esses contatos podem ajudá-lo (e muito) a se recolocar no mercado de trabalho.

“Lembre-se diariamente que você é valioso e que a maioria das pessoas quer ajudá-lo; afinal de contas, se alguém indicá-lo para uma vaga na empresa e isso der certo, essa pessoa será bem-vista”, afirmam Alexandra Cavoulacos e Kathryn Minshew, ex-executivas do site americano de empregos The Muse e autoras do livro “The New Rules of Work” (“As Novas Regras do Trabalho”).

Elas recomendam que quem busca de emprego mande um e-mail igual a todos os seus amigos e conhecidos, informando que está à procura de trabalho.

O modelo de e-mail

O site norte-americano Business Insider publicou um formato de texto padrão, que pode ser seguido nesses casos. Veja abaixo, traduzido para o português.

Olá, amigos e colegas,

Espero que tudo esteja bem! Como muitos de vocês sabem, fui [seu cargo] na [nome da empresa] por [o tempo que permaneceu lá]. Estou buscando novos rumos em [sua área de atuação] e entro em contato para pedir sua ajuda com qualquer indicação ou contato.

Estou procurando por [o tipo de função que lhe interessa], com foco em [seu foco], em [sua cidade], idealmente em [área específica de atuação]. Estou particularmente interessado em [o tipo de trabalho que lhe interessa], mas também consideraria [outro tipo de trabalho de seu interesse].

Se souber de alguma oportunidade de emprego ou indicação, por favor me encaminhe. Abaixo, segue uma lista resumindo minha experiência, cargos que busco e empresas onde sonho trabalhar. Meu currículo também está em anexo, sinta-se à vontade para repassá-lo, por favor.

Agradeço antecipadamente por sua ajuda. Espero entrar em contato pessoalmente com você em breve.

Outras dicas

Como você vai enviar um único e-mail para todos os seus contatos, lembre-se de usar a função “cópia oculta” (CCO, em português, ou BCC, em inglês).

Coloque seu currículo em anexo, mas saiba que nem todos vão abri-lo. Por isso, também liste no próprio texto do e-mail seus últimos empregos, algumas funções que o atraem e algumas empresas onde sonha em trabalhar.

Se conhece alguém que trabalha em alguma empresa dos seus sonhos, ou que possa ajudá-lo de uma maneira específica, é recomendável enviar um e-mail para essa pessoa separadamente, com um pedido mais específico.

Uma última recomendação: não se esqueça de agradecer a todos que responderem seu e-mail. Pode parecer óbvio, mas muitos deixam de fazer isso.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.