Scroll Top
Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará


(Thinkstock)

O aumento da produtividade dos trabalhadores com o home office veio acompanhado de uma carga adicional de estresse e cansaço mental. Diante do quadro, um número crescente de empresas está incorporando programas de bem-estar para os funcionários, como ferramenta de retenção e atração de talentos. Jornadas flexíveis também fazem do cardápio das empresas com esse objetivo. É o que revela uma pesquisa da consultoria global AON com 540 empresas da América Latina, das quais mais da metade brasileiras.

A segurança e o bem-estar (de saúde, físico, emocional etc.) dos colaboradores se tornaram mais importantes para, respectivamente, oito e sete em cada dez companhias.

Programas de bem-estar emocional aparecem como prioridade para um terço das companhias pesquisadas (32%), ligeiramente acima de programas de saúde física (31%). Entre as novidades como prioridades estão as menções a soluções de bem-estar social (25%) e financeiro (23%), o que é considerado uma consequência dos impactos da pandemia para os profissionais, segundo a consultoria.

“Fala-se de bem-estar no ambiente corporativo há algum tempo, mas as empresas tinham muito foco na saúde física: praticar atividades, se alimentar bem. Hoje já se sabe que isso não é suficiente para gerar bem-estar nas pessoas. O trabalho tem que lidar com o bem-estar de uma maneira muito mais ampla”, afirma Paulo Jorge Cardoso, vice-presidente de Saúde e Benefícios da AON no Brasil.

Segundo o executivo, a pandemia cristalizou a importância da saúde mental, social (da convivência em comunidade) e financeira (saber como gastar, economizar e investir). Ferramentas como portais digitais com conteúdo de bem-estar (citados por 35% das empresas), consultas de telemedicina (27%) e aplicativos voltados para o bem-estar (18%) começam a ser adotados. Programas virtuais de bem-estar (sessões de meditação à distância, de mindfulness etc.) foram citados por 32% das empresas.

Cardoso afirma que os objetivos dos programas de bem-estar vão além da retenção e atração de talentos. “Ou as empresas agem para oferecer segurança e bem-estar para os colaboradores ou vão enfrentar problemas sérios de produtividade, de capacidade de entrega, de engajamento, tudo isso com impacto no resultado”, diz o executivo.

Maior produtividade em casa

A flexibilidade de jornada para os colaboradores — depois que a pandemia passar — já faz parte dos planos de 2 em cada 3 companhias, sendo que o terço restante do universo da pesquisa não diz que não vai adotar, mas que ainda não tem certeza sobre como proceder com a questão. Foram consultadas empresas de mais de 30 ramos da economia no mês de julho, dentro dos três maiores setores da economia: serviços, indústria e comércio, de todos os portes — por exemplo, 38% com menos de 500 empregados.

Jornadas flexíveis passaram a fazer parte de políticas voltadas principalmente a colaboradores com filhos pequenos: 4 em cada 10 empresas disseram adotá-las.

A permissão para o home office é explicada em parte pela constatação por parte das próprias companhias de que é infundada a tese de que os colaboradores trabalham pouco e não entregam resultados ao trabalhar de forma remota. Metade das empresas avaliou que os seus profissionais estão trabalhando mais horas em casa do que no escritório, e 41% disseram que trabalham a mesma quantidade. E 39% delas avaliam que a produtividade também cresceu, com outros 56% respondendo que ela se manteve constante.

“Para atrair talentos, as empresas precisam oferecer pacotes de benefícios que invistam mais no bem-estar do que o concorrente, abraçando os conceitos de flexibilidade, de promoção da saúde, do bem-estar social e ambiental. São benefícios cada vez mais valorizados, adaptados ao novo ambiente de trabalho. A estratégia mudou de forma significativa”, afirma.

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.