Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Oito dicas para conseguir um emprego em 2014
Page/Post Excerpt

O Globo

Está desempregado ou quer arrumar um emprego novo? Aproveite este início de ano para traçar suas metas e conseguir a tão sonhada vaga. O site americano Glassdoor publicou uma lista com oito dicas para quem tem como principal objetivo em 2014 conseguir um novo emprego. Veja quais são:

1 Publicações

Faça a assinatura de uma a três publicações ligadas a indústria na qual pretende atuar: valem blogs, revistas ou jornais especializados. Preferencialmente, procure ao menos uma publicação estrangeira, que possa dar um panorama do mercado no exterior também. Se a assinatura for digital, opte por receber atualizações diárias ou semanais para ficar atualizado das últimas tendências.

2 Habilidades

Com novas tecnologias surgindo todos os dias, é difícil estar atualizado das novidades. Por isso, dedique-se, no primeiro mês do ano, a aprender uma nova habilidade — há muitos tutoriais on-line que ensinam a usar novos softwares ou técnicas. Há também sites que oferecem cursos gratuitos, como o Coursera.

3 Currículo

Aproveite esse período do ano mais morno para dar uma turbinada no seu currículo. Pare para refletir sobre suas conquistas de 2013 e veja o que vale ser incluído ou retirado do currículo. Procure também redigi-lo com uma formatação mais moderna (Veja “10 modelos de currículo para todos os gostos e perfis”). Certifique-se de que o documento esteja sempre atualizado, porque você nunca sabe quando pode esbarrar com alguém que pode te oferecer um emprego. Preferencialmente, mantenha sempre uma cópia do currículo atualizado em seu e-mail, para que possa encaminhá-lo facilmente.

4 Entrevista

Pratique para possíveis futuras entrevistas. Vale contratar um coach que possa auxilá-lo no processo ou treinar com alguém da família ou com algum amigo. Peça para que a pessoa faça perguntas que podem aparecer na entrevista e ensaie as suas respostas. E peça que o seu “entrevistador” diga como você foi, para que você possa melhorar antes da entrevista para valer.

5 Emprego

Mande seu currículo para cinco novas vagas a cada semana. Estabeleça isso como meta e use as redes sociais, classificados de jornais e anúncios em locais como universidades para encontrar cinco vagas interessantes por semana. Adeque o seu currículo a cada uma das posições. Cadastrando-se para mais oportunidades, você terá mais chances de descolar uma entrevista. Mas lembre-se: o desafio é encontrar vagas com as quais você se identifica e para as quais tem perfil. Não vale mandar o currículo para qualquer oportunidade que aparecer.

6 Redes sociais

Atualize seus perfis nas redes sociais, dando atenção especial ao LinkedIn, o mais importante quando o assunto é trabalho. Acrescente informações relevantes à sua biografia e coloque uma foto nova no perfil. Isso ajuda a chamar a atenção do recrutador.

7 Twitter

Depois de atualizar os seus perfis, procure dez profissionais da sua área de atuação para seguir no Twitter. Procure aqueles que costumam compartilhar conhecimentos e tendências. Você também pode procurar profissionais que atuam na sua empresa dos sonhos.

8 Conexões

Além de apenas seguir profissionais no Twitter, você pode adicioná-los no LinkedIn. O Glassdoor sugere a meta de fazer cinco novas conexões neste início de ano. Com cautela, você pode enviar uma mensagem, se apresentar e demonstrar interesse em futuras oportunidades na empresa. Cuidado para não ser invasivo: não peça um emprego, mas tente construir um relacionamento.

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.