Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
O que mais estraga a qualidade de vida dos profissionais
Page/Post Excerpt

exame

Chefes fracos são os principais causadores da insatisfação dos brasileiros com a qualidade de vida no trabalho.

Pelo menos é o que aponta um levantamento da Love Mondays, comunidade profissional que reúne avaliações anônimas de funcionários sobre seus empregadores, a partir de 3.139 opiniões compartilhadas no site.

De acordo com a pesquisa, líderes pouco inspiradores são a razão por trás do descontentamento de 13% dos profissionais. Veja abaixo a lista completa:

Motivo para insatisfação com a qualidade de vida Porcentagem de menções
Liderança fraca 13%
Desequilíbrio entre vida pessoal e profissional 11,5%
Falta de reconhecimento 10,3%
Pressão excessiva 9,8%

Mas por que chefes fracos comprometem tanto a qualidade de vida no trabalho – até mais do que a falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

Segundo Luciana Caletti, presidente da Love Mondays, o problema é que a inconsistência da liderança traz uma grande dose de insegurança para a rotina.

“Chefes que implementam mudanças constantes e não são claros quanto ao direcionamento estratégico geram sentimentos negativos”, explica ela. “O profissional tem medo quanto ao futuro da empresa e às vezes quanto à permanência do próprio emprego”.

O lado dos satisfeitos

O estudo também analisou quem está contente com a qualidade de vida na carreira. O principal fator para a satisfação, mencionado por 23,4% dos profissionais, é contar com um bom ambiente de trabalho.

Segundo Luciana, a característica mais associada pelos usuários do site a um espaço saudável para trabalhar é a abertura para a comunicação. “Um bom ambiente é aquele em que é possível dialogar facilmente com colegas diretos, chefes e até outros departamentos”, diz ela.

Outro ponto muito valorizado é a qualidade dos relacionamentos com a equipe. “Faz diferença se o ambiente é descontraído, informal, enfim, se ele favorece a construção de amizades”, comenta a presidente da Love Mondays.

Veja a seguir os fatores que mais promovem a qualidade de vida, segundo o estudo:

Motivo para satisfação com a qualidade de vida Porcentagem de menções
Bom ambiente de trabalho 23,4%
Possibilidade de aprendizado 22%
Oportunidades de progressão na carreira 19%
Reconhecimento pelo desempenho 12,9%

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.