Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
IBGE abre concurso com 48,5 mil vagas para recenseador; saiba como se inscrever
As vagas têm duração de até três meses, podendo ser prorrogado. Veja salário e como se inscrever
Por Exame | Tempo de leitura: 2 min
(Divulgação/IBGE)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu nesta quinta-feira, 9, mais um concurso para a contratação de recenseador para o Censo Demográfico 2022. No total, 48.535 vagas foram abertas com previsão de duração de até três meses, podendo ser prorrogado. As informações foram divulgadas no Diário Oficial.

A jornada de trabalho recomendável para a função é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.

Qual o salário de recenseador do IBGE?

A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

Para simular a remuneração, acesse aqui.

Quem é o recenseador?

O recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores. Ele entra em contato com o público do Censo Demográfico 2022.

Quais são as atribuições do cargo?

As principais atribuições do recenseador são:

  • Coletar, presencialmente e/ou por telefone, as informações do Censo Demográfico 2022 em todos os domicílios do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua Área de Trabalho, registrando-as no dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas e dentro do prazo para comparecer ao Posto de Coleta, conforme determinação do Agente Censitário Municipal ou do Agente Censitário Supervisor;
  • Consultar relatórios diversos de acompanhamento de coleta no dispositivo móvel e sanar as eventuais pendências apontadas; zelar pelo bom uso de todos os materiais e equipamentos recebidos;
  • Devolver, ao fim do contrato, todos os materiais recebidos, garantindo que sejam devolvidos nas mesmas condições em que foram recebidos; entregar ao Agente Censitário Municipal ou ao Agente Censitário Supervisor o computador de mão com as entrevistas realizadas e outras informações coletadas, de acordo com as instruções recebidas;
Como se inscrever no concurso do IBGE?

A inscrição poderá ser realizada no site http://www.ibge.gov.br/pss-complementar, a partir das 11h de nove de junho até dia quinze de junho.

O concurso do IBGE tem taxa de inscrição?

Não será cobrada taxa de inscrição.

O que é necessário para se inscrever?

Os candidatos deverão apresentar a documentação original ou cópia autenticada no momento da contratação. Não será cobrada taxa de inscrição.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.