Scroll Top
Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Festa da firma: 5 dicas para aproveitar a confraternização de fim de ano
Levantamento realizado pela Robert Half revela que mais da metade dos profissionais não conseguem aproveitar a festa da firma para reforçar o networking
Por Exame | Tempo de leitura: 2 min
(Imagem criada por inteligência artificial)

As confraternizações de fim de ano são tradicionalmente organizadas pelas empresas como forma de agradecer aos funcionários pela dedicação durante o período, mas também podem ser excelentes oportunidades de networking para quem souber aproveitá-las – mas nem todos sabem ou lembram dessa possibilidade. Segundo levantamento feito pela Robert Half, empresa de recrutamento, 52% dos profissionais não conseguem utilizar a festa da firma como um meio de fortalecer sua rede de contatos.

O levantamento realizado no Linkedin da consultoria indica que, entre os 1.655 profissionais respondentes, apenas 24% já aproveitaram oportunidades valiosas de networking durante as confraternizações, mesmo que outros 24% apenas em raras ocasiões.

    “Você já teve oportunidades valiosas de networking durante as festas de final de ano da empresa?”
    Não: 52%
    Sim: 24%
    Raramente: 24%
Quais são as dicas?

Abaixo, Lais Vasconcelos, gerente de recrutamento da Robert Half, compartilha cinco dicas para aproveitar a festa da firma e fortalecer sua rede de contatos:

1. Esteja presente (de fato)

É importante estar, de fato, presente e engajado durante a celebração. Não se isole em um canto; circule pelo ambiente, entre em bate-papos e participe de possíveis atividades de integração.

2. Seja autêntico e demonstre interesse genuíno

Ao interagir com colegas, seja autêntico e demonstre interesse genuíno em suas experiências e casos de sucesso. Evite discursos padronizados e foque em estabelecer uma conexão real. Perguntas específicas sobre projetos recentes ou desafios superados podem criar boas bases.

3. Conheça novos departamentos

Explore a diversidade da sua empresa durante a festa. Converse com colegas de diferentes departamentos para compreender melhor as dinâmicas internas. Essa abordagem não apenas enriquece sua compreensão sobre a organização, como cria laços além do seu círculo profissional imediato.

4. Prepare o seu “elevator pitch”

Tenha uma breve apresentação sobre quem você é e o que faz na ponta da língua. Essa técnica, conhecida como “elevator pitch”, pode te dar mais confiança e ser útil ao se deparar com líderes de outras áreas.

5. Mantenha o contato pós-festa

Após a festa, cultive os relacionamentos. Adicionar os novos contatos nas redes profissionais, além de manter interações nelas, são maneiras eficazes de consolidar as relações estabelecidas durante o evento.

“Lembre-se, a festa da firma não é apenas uma celebração, mas uma oportunidade estratégica para fortalecer seu networking e, consequentemente, impulsionar sua trajetória profissional. Ao adotar essas práticas, você estará não apenas aproveitando o momento, mas investindo no futuro da sua carreira”, afirma Vasconcelos.

Deixe um comentário

Leave the field below empty!

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.