Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Esta é a universidade que vai torná-lo um mestre em cervejas
Page/Post Excerpt

Por Estudar Fora

Ao pensar em cursos de graduação e pós no exterior, é comum lembrarmos das Ivy Leagues, como Harvard e Stanford, ou das universidades inglesas Oxford e Cambrigde. No entanto, há centenas de outras instituições que não são tão famosas entre os brasileiros, mas também são de excelência. Este é o caso da Technische Universität München -TUM (Universidade Técnica de Munique), na Alemanha.

Fundada em 1868, a TUM está entre as cem melhores universidades do mundo pelo QS World University Ranking. No análise por curso do QS, a TUM não faz feio: tem 11 cursos avaliados entre os 100 melhores, com destaque para física (14º lugar), engenharia mecânica (19º) e química (20º). No ranking de empregabilidade (Global Employability University Ranking 2014), está entre as 10 melhores.

A instituição tem mais de 500 professores e cerca de 37.300 estudantes, dos quais 21% são estrangeiros. Em suas 13 faculdades e uma escola de pós-graduação, são oferecidos 150 cursos nas áreas de ciências exatas, engenharias, administração e medicina.

Há ainda uma faculdade chamada de Ciências da Vida (School of Life Sciences), em que há cursos de nutrição, engenharias renováveis e biologia, dentre outros. O destaque da School of Life Sciences, no entanto, são os cursos ligados à cerveja, chamados de Brewing and Beverage Technology. Isso mesmo: os alunos podem fazer curso de bacharelado e até mestrado em cerveja. Ao final, formam-se mestres cervejeiros, ou seja, têm domínio de todas as etapas do processo produtivo de cervejas, além de conhecimento profundo sobre as características dos diversos tipos da bebida. A faculdade possui uma cervejaria científica e trabalha em parceria com a cervejaria mais antiga do mundo: a Weihenstephan, fundada em 1040.

Alunos famosos

Entre ex-alunos, professores e pesquisadores, a TUM tem 14 ganhadores do prêmio Nobel. Rudolf Diesel, engenheiro alemão inventor do motor a diesel, e Oskar von Miller, pioneiro da energia hidráulica, são alguns dos ex-alunos de destaque.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.