Scroll Top
Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Empresas apostam na inversão da lógica atual para selecionar pessoas
Companhias estão adotando novas estratégias para estimular a diversidade nas organizações, desenvolver e selecionar jovens em início de carreira
Por Exame | Tempo de leitura: 4 min
(illustration/Getty Images)

Nestlé, BNP Paribas, GE, Red Bull e Thoughtworks. Essas são algumas das companhias que vêm adotando essa nova forma de estimular a diversidade nas organizações, desenvolver e selecionar jovens em início de carreira.

Primeiro educar para depois selecionar

Por trás destes programas de sucesso e de tantas outras empresas está o Bettha.com. A startup idealizada pelo Grupo Cia de Talentos, foi a primeira HR & ED Tech desenvolvida com o propósito de transformar a lógica para contratação de jovens talentos, iniciando com jornadas de autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades comportamentais e técnicas para depois selecionar os mais aderentes ao perfil buscado pelas empresas.

Com essa inversão os jovens se relacionam com as empresas que têm interesse antes mesmo de sua contratação e conseguem selecionar aquelas que realmente tem a ver com o que ele busca para sua carreira. Do outro lado as organizações acompanham em tempo real o engajamento e rapidez de aprendizagem desses jovens e criam um vínculo positivo com a sua marca, já que apoiou no desenvolvimento de milhares de jovens e não apenas nos que entraram na empresa.

“O mundo mudou e felizmente ficou para trás as décadas em que conhecimentos técnicos, nome da universidade ou fluência em algum idioma determinavam a escolha das pessoas que trabalhariam em uma empresa”, afirma Sofia Esteves, fundadora da Cia de Talentos e uma das investidoras do Bettha.

“Os jovens chegam aos processos seletivos cheios de dúvidas como qual a melhor empresa ou área de atuação para o meu perfil ou até mesmo quais são meus diferenciais e pontos aonde preciso investir para alcançar meus objetivos. Antes eles precisavam iniciar em uma empresa para depois descobrir se aquele ambiente ou área de atuação tinham a ver com ele

A HR/ED Tech conta com tecnologia de ponta, algoritmos que garantem maior aderência (match) ao perfil buscado, técnicas de neurociência, trilhas de aprendizado e fóruns de relacionamento em tempo real com todos os candidatos, que podem ou não ser customizadas de acordo com a proposta da empresa contratante.

Vantagens do processo seletivo invertido

A head comercial do Bettha.com, Fabiola Goes, reforça que as trilhas ajudam os candidatos a chegar nas últimas etapas do processo com mais repertório e bem preparados.

“O interessante nesse formato é que ele ajuda os universitários e formados a se conhecerem melhor, aprimorar conteúdos ligados aos diferentes setores de negócios e vivenciarem espaços de troca com as empresas que oferecem essas oportunidades, antes do processo seletivo propriamente dito”, comenta.

Além da plataforma conseguir mensurar na prática a rapidez de aprendizado, aderência ao perfil buscado e engajamento dos participantes, as pessoas criam um vínculo com a empresa que investiu no desenvolvimento delas, aumentando a força da marca empregadora (Employer Branding) e a disseminação de cultura e valores.

“A grande diferença está em antecipar conteúdos, que seriam oferecidos apenas para os candidatos aprovados, para uma gama muito maior de pessoas. Ou seja, a empresa contribui para o desenvolvimento dos participantes e, consequentemente, proporciona um aumento nas chances de empregabilidade deles”, comenta Genésio Neto, Gerente Senior Talent Aquisition da GE, uma das empresas que realizaram seu programa de estágio em conjunto com o Bettha.com.

O Bettha também apoiou o BNP Paribas na seleção de candidatos em dois processos seletivos ao longo do ano de 2022: o programa de trainee e vagas de estágios abertas com foco em estudantes negros. Dois programas até então inéditos para o banco no Brasil. Todo a jornada dos candidatos foi 100% digital, o que trouxe agilidade e eficiência para o processo.

Um dos principais desafios apresentados pela área de RH do banco foi atrair profissionais diversos do ponto de vista de gênero e background social. “Com apoio do Bettha na estruturação e divulgação de nossos processos seletivos, fomos capazes de impactar um grupo diverso de novos talentos”, diz Renato Rovina, diretor de RH do Banco BNP Paribas Brasil.

“Muitos dos quais não tiveram nenhum contato prévio com a nossa marca. O trabalho deles na condução e engajamento dos candidatos ao longo da seleção nos permitiu atrair profissionais com grande potencial e com perfis muito variados.”

A Nestlé é outra empresa comprometida em proporcionar cada vez mais qualificação para todos os jovens que passam por seus programas de Estágio e Trainee.

“Desde 2021 a capacitação dos candidatos tornou-se uma prioridade nos processos seletivos da Nestlé, sendo que o Programa de Trainee foi o primeiro a trazer essa prática que visa proporcionar às pessoas uma qualificação cada vez maior. Agora, as dinâmicas dos processos do Programa de Estágio também estão ainda mais humanizadas, com trilhas de capacitação para todos os inscritos e feedback personalizado”, explica Ana Schiavone, gerente de Recrutamento e Seleção da Nestlé Brasil.

Outro ponto importante foi a redução significativa dos custos desses projetos, fazendo com que pequenas e médias empresas também possam ter acesso a contratação de profissionais qualificados, que antes só era acessível para grandes organizações.

Nos processos já realizados foi possível mensurar:

  • 28% de abertura de posições extras, devido à alta aderência dos candidatos finalistas;
  • Crescimento de mais de 25% no número de inscritos nos processos seletivos;
  • 32% a menos de desistência dos candidatos ao longo projeto, por maior vínculo dos mesmos com as empresas contratantes;
  • Aumento nas contratações de público diverso em mais de 53%.

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.