Scroll Top
Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Devo usar o #OpenToWork no LinkedIn? Veja como a IA pode colocar seu perfil na mira dos recrutadores
Quando o assunto é usar ou não o selo verde, as opiniões se dividem, mas existem melhores formas para colocar um perfil em evidência na rede social – e o caminho está na IA
Por Exame | Tempo de leitura: 3 min
(Imagem criada por inteligência artificial)

Você provavelmente já viu o selo #OpenToWork sendo usado no LinkedIn. Aplicada às fotos dos profissionais que estão em busca de novas oportunidades, a informação serve para sinalizar aos recrutadores o interesse pela recolocação profissional. Mas será que essa é a estratégia mais assertiva? Entre os trabalhadores, as opiniões se dividem.

Há quem veja bons resultados no selo verde. Para esses, é uma maneira de comunicar para toda a rede de contatos o interesse por novas posições e, talvez, receber mais indicações para participar de processos seletivos.

Mas também há ressalvas. Alguns usuários afirmam que o selo não traz resultados muito animadores (como maior visibilidade dentro da plataforma ou mais convites para entrevistas e conversas com recrutadores).

Por uma perspectiva ou por outra, o consenso é que apenas uma informação não tem poder de aumentar as chances de contratação. É preciso também um perfil completo, com boas descrições, uma foto atrativa e detalhes profissionais relevantes. Sem isso, mesmo usando o filtro #OpenToWork, dificilmente um profissional será encontrado.

Mas a boa notícia é que, usando ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, é possível colocar um perfil na mira dos recrutadores de forma assertiva. Veja as principais recomendações para sair na frente na corrida por vagas.

Como colocar seu perfil no LinkedIn em evidência usando IA?
Otimize seu perfil com palavras-chave

Palavras-chave valem ouro no LinkedIn. Isso porque elas permitem que os recrutadores encontrem com mais facilidade perfis compatíveis com suas oportunidades de emprego. Com o ChatGPT, uma das mais conhecidas ferramentas de IA, é possível identificar os termos mais relevantes para diferentes áreas de atuação. Basta pedir para a ferramenta dizer quais os termos mais buscados por recrutadores em determinado setor.

Veja como no exemplo a seguir.

(Reprodução: ChatGPT)

É importante incluir essas palavras-chave de forma natural ao perfil – pode ser no resumo profissional, nas descrições de experiências ou nas seções de habilidades.

Personalize seu resumo e título profissional

Utilize o Chat GPT – ou outras ferramentas de IA – para criar um resumo envolvente e um título profissional impactante. Essas costumam ser as primeiras informações que recrutadores se deparam ao entrar no perfil – por isso elas precisam ser bem assertivas.

A IA pode sugerir, em apenas um parágrafo, como destacar suas principais conquistas, experiências e habilidades. Lembre-se de indicar para a ferramenta as informações mais relevantes sobre sua carreira e verificar se as sugestões apresentadas estão corretas.

Veja, no exemplo abaixo, como fazer isso.

(Reprodução: ChatGPT)
Busque por recomendação de conteúdo para compartilhar

Ferramentas de IA podem desempenhar um papel importante na produção de conteúdos relevantes para compartilhar no LinkedIn, como artigos e notícias. Isso demonstra aos recrutadores o interesse e engajamento do profissional com o mercado. E, com o ChatGPT, é possível descobrir as possíveis tendências, fontes confiáveis e até mesmo acompanhar resultados dos conteúdos publicados.

Monitore tendências de contratação

Solicite ao ChatGPT as maiores tendências de contratação em determinada área. Com essas informações, é possível destacar no perfil aquelas habilidades, tecnologias e certificações que estão sendo mais procuradas pelas empresas.

Veja, no exemplo a seguir, como solicitar essa informação.

(Reprodução: ChatGPT)
Melhore sua foto de perfil

Melhorar sua foto de perfil no LinkedIn é uma parte crucial para causar uma boa primeira impressão aos visitantes do seu perfil. Alguns aplicativos utilizam a inteligência artificial para remover fundos, fazer ajustes de enquadramento e melhorar a iluminação das fotos. Veja, abaixo, alguns aplicativos para utilizar.

  • Photolemur
  • PortraitPro
  • Luminar AI
  • Remini
  • BeFunky
  • FaceApp
Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.