Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Concurso do ICMBio tem 171 vagas e salário de até R$ 8 mil
As vagas do concurso ICMBio são ofertadas no Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Rondônia
Tempo de leitura: 2 min


(Hevelise Dias/ICMBio/Divulgação)

O concurso público do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio) teve o edital publicado nesta segunda-feira, 29, com 171 vagas imediatas para técnico e analista ambiental. A remuneração varia de 3.605,34 a 8.089,64 reais.

As vagas do concurso ICMBio são ofertadas no Acre (14), Amapá (12), Amazonas (34), Maranhão (oito), Pará (69) e Rondônia (34).

As inscrições para a seleção iniciam na próxima sexta-feira, 3, e seguem até o dia 23 de dezembro no site do Cebraspe. As taxas de inscrição vão de 72,80 reais (nível médio) a 104 reais (nível superior).

As provas objetivas ocorrerão no dia 6 de fevereiro de 2022 nas cidades de Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e São Luís (MA).

O edital reserva 15 vagas para os candidatos portadores de deficiência e 34 para os candidatos negros. 61 vagas são para o cargo de Aanalista ambiental, que exige diploma de nível superior em qualquer área de formação reconhecida pelo MEC. O salário será de 8.089,64 reais por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As outras 110 vagas são para o cargo de técnico ambiental com exigência de conclusão de curso de ensino médio. A remuneração será de 3.605,34 reais por carga horária semanal de 40 horas.

Avaliação

Os candidatos inscritos para o cargo de analista ambiental farão a prova objetiva com 40 itens de conhecimentos básicos e 60 itens de conhecimentos específicos. Já o de técnico ambiental deverão responder a 50 itens de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.

Os conhecimentos básicos são: língua portuguesa, noções de gestão, noções de direito administrativo, legislação, integridade pública, atualidades e noções de informática.

Já os conhecimentos específicos envolvem os seguintes assuntos: ecologia, conservação e manejo da biodiversidade, biodiversidade, zoologia, botânica e história natural, recursos florestais, planejamento e gestão de UC, aspectos históricos, sociais, geopolíticos e ambientais da região da Amazônia, povos e comunidades tradicionais e conservação da biodiversidade.

Prova discursiva

Valendo 30 pontos, a prova discursiva de analista ambiental consiste em um texto dissertativo de até 45 linhas, abordando uma situação-problema a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos citados no item 13 deste edital e relacionados à Amazônia.

O cargo de técnico ambiental envolve uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de tema relacionado ao meio ambiente e à Amazônia.

Confira o edital completo aqui.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.