Scroll Top
Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Concurseiro de primeira viagem? Confira 5 dicas para se preparar melhor
Saiba como se preparar para concursos públicos da forma certa
Por Exame | Tempo de leitura: 2 min
(Thinkstock/Thinkstock)

Entrar no universo dos concursos públicos pode ser uma tarefa assustadora para os novatos. Entretanto, com as dicas corretas, é possível trilhar esse caminho com mais confiança e eficiência.

Neste artigo, apontamos cinco dicas que ajudarão os concurseiros de primeira viagem a se prepararem de maneira mais assertiva e aumentarem suas chances de sucesso.

1. Defina uma área de concursos

A primeira coisa que você deve fazer é definir uma área de interesse. Existem inúmeras opções, que vão desde a área policial, passando por tribunais, até a área fiscal.

Cada uma dessas áreas exige diferentes competências e habilidades, então, é essencial fazer uma autoavaliação honesta.

É importante que o candidato se pergunte quais são os seus pontos fortes, qual tipo de trabalho ele quer desempenhar, entre outros pontos.

Por fim, é importante também avaliar também as perspectivas de carreira, remuneração e benefícios. Essa escolha direciona todo o seu plano de estudos, então vale a pena dedicar um tempo adequado a ela.

2. Leia sempre o edital

O edital do concurso é o principal guia para qualquer concurso. Ele contém todas as informações necessárias: o conteúdo programático, as datas das provas, os critérios de avaliação, entre outros detalhes cruciais.

Ou seja: ignorar o edital pode levar a surpresas desagradáveis e a preparação inadequada, podendo levar até mesmo à exclusão do candidato.

Portanto, é importante fazer do edital a sua principal fonte de informação e consultá-lo regularmente durante o processo de estudo.

3. Tenha um cronograma de estudos

A consistência é a chave para os estudos de concurso. Criar um cronograma de estudos ajuda a garantir que você esteja dedicando tempo suficiente a cada tópico e equilibrando adequadamente o estudo entre as disciplinas.

Este cronograma deve ser realista e considerar suas outras obrigações diárias. Portanto, o cronograma deve ser adaptado de acordo com a rotina de cada um.

Por exemplo: alguns trabalham e fazem faculdade, outros apenas trabalham e outros têm o dia inteiro disponível. Por isso, vale a pena levar em conta cada particularidade.

Com o tempo e a devida organização nos estudos, o candidato verá o progresso em sua preparação.

4. Revise os conteúdos

A revisão é um elemento fundamental do aprendizado. Sem ela, é provável que o candidato esqueça grande parte do que estudou.

Portanto, é importante reservar tempo no cronograma para revisar regularmente o conteúdo aprendido.

É importante utilizar técnicas de revisão ativa, como a elaboração de resumos, a prática de exercícios ou a explicação do material para outra pessoa. Isso ajuda a consolidar o conhecimento e ajuda no preparo para o dia da prova.

5. Cuide da saúde mental

Estudar para concursos é uma jornada que pode ser longa e desgastante. Portanto, é fundamental cuidar da sua saúde mental durante esse processo.

O caminho para a aprovação em um concurso público é construído dia após dia, com persistência e dedicação, então é natural que surjam momentos em que o candidato se sentirá menos animado.

Por isso, é fundamental buscar um equilíbrio entre estudo e lazer, praticando atividades físicas, dormindo bem e alimentando-se de maneira saudável.

Se necessário, é possível buscar apoio profissional. O bem-estar é crucial para o desempenho do concurseiro.

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.