Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Como se dar bem na redação do concurso da Polícia Federal?
Page/Post Excerpt

Exame

É com muita alegria e expectativa que os concursandos de todo o país receberam o edital para o concurso da Polícia Federal. Mais uma vez, a Questão Discursiva selecionará os melhores candidatos. Tratemos, pois, de pontos cruciais para o desenvolvimento de um bom texto argumentativo.

Quanto ao tema, é interessante notar que o CESPE/UNB cobrará atualidades ligadas à Segurança Nacional, à Política Nacional, às ações ou projetos da própria Polícia Federal.

Não se pode chegar a um concurso público sem a prática constante de parágrafos/textos argumentativos, no espaço proposto pela banca examinadora (30 linhas). Procure ter a folha oficial (CESPE) de Redação e, diariamente, escreva, já tendo a noção do tempo gasto para tal produção. Como a prova terá a duração de 5 horas, procure reservar, aproximadamente, uma hora para a produção da argumentação. Diariamente, cronometre a produção de seu texto.

No seu ambiente de estudo, promova um mapa com possíveis temas ligados ao Direito Penal, Constitucional, Geopolítica, Segurança Pública, Leis Polêmicas.

Aqui, vale destacar a estrutura verbo-oracional eficiente e impessoal, para o início do texto: “De acordo com a Constituição Federal, sabe-se que o conceito de impessoalidade relaciona-se a …”

Para o conteúdo das informações, não invente absolutamente nada – já que o examinador dará valor às informações embasadas em referências bibliográficas ligadas ao tema proposto. Tenha em mente nomes de autores, obras, instituições, datas, conceitos jurídicos. Fuja de frases vazias como: “Desde tempos remotos, o homem sempre esteve preocupado com o sigilo das informações…”.
Ademais, procure demonstrar conhecimento – profissional – sobre o tema da prova, como “Preconiza a Doutrina que, tendo em vista o ato praticado, (…). Ainda sim, Celso de Mello, na obra x, destaca a Ação como (…).”

Como ser didático e convencer na conclusão do texto? Geralmente, o examinador destaca um problema, uma polêmica ou um projeto (como quando cobrou, em concurso anterior, sobre o PRONASCI – Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania).
Na conclusão, mostre uma visão humana, consciente ou mesmo uma solução que valorize aspectos sociológicos, humanos, como “Com os investimentos de X milhões no Pronasci, o governo garantirá atendimento a X milhões de cidadãos; garantirá mais estrutura às ações investigativas; garantirá mais coerência e respeito aos elementos constitucionais supracitados.”.

Nesta época das Eleições, muito se comentou sobre as investigações da Polícia Federal. Escreva, com embasamento científico; dê atenção às normas gramaticais e, dentro do possível, tenha alguém para revisar o seu texto. Se fosse candidato a uma das vagas, certamente produziria algumas centenas de textos argumentativos.

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.