Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Como escrever um e-mail formal no trabalho
Page/Post Excerpt

Exame

Provavelmente, ao redigir um e-mail (ortograficamente com uso de hífen), você faça a seguinte pergunta: qual é a maneira correta de se diagramar esse texto eletrônico? Os manuais de redação são enfáticos: não há uma forma apenas de organização. No entanto, valem algumas recomendações.

Antes de iniciar tal texto, existe o famoso vocativo; profissionalmente, use a forma “senhor (a) e o cargo que do destinatário”, seguida de vírgula ou dois-pontos.

Fuja de frases vazias, como “venho por meio desta” ou “é por meio deste”, por serem justamente óbvias; ninguém recebe um documento com “hoje, não é por meio deste…”.

Para as formas verbais, é interessante a impessoalidade, como “sabe-se”, “considera-se”, “informa-se”. Como sugestão, a seguinte introdução: “Em função da última reunião, recomenda-se que o uso da biblioteca será.. das… às…”.

Ademais, na situação profissional, é extremamente clichê o uso de formas pessoais, que exponham o mundo interior de quem redige um determinado documento.

No famoso fechamento, as formas sugeridas pelo próprio Manual de Redação Oficial da Presidência da República são “atenciosamente” ou “respeitosamente”. Lembrando que o uso de “respeitosamente” é adequado apenas para cargos superiores.

No mais, não se esqueça de que tanto o vocativo (no início do texto) quanto o fechamento exigem o acompanhamento do sinal de pontuação.

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.