Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Com salário de R$20 mil, esta carreira será uma das mais ofertadas em 2022
Ascensão de temas como sustentabilidade e governança impulsiona a área de ESG, um mercado que movimenta US$ 30 trilhões e que sofre com a falta de profissionais qualificados
Tempo de leitura: 2 min

(Thithawat_s/Getty Images)

Recentemente, um dos temas mais abordados no mundo é a sustentabilidade. Questões como mudanças climáticas, a preservação do planeta e a importância do fortalecimento social e da transparência nos negócios tornaram-se foco de grandes debates. Acontece que essa abordagem gerou não apenas um tema central no mundo mas também uma grande oportunidade de negócio.

Empresas passaram a incluir em seus princípios questões relacionadas ao meio ambiente, sociedade e governança. Esses três pilares compõem os critérios ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), uma classificação que ajuda a identificar empresas que não se importam apenas com indicadores financeiros, mas também com questões trabalhistas, questões climáticas, emissões de carbono e de diversidade, por exemplo.

Essa nova visão e a aplicação dos critérios ESG em empresas e companhias ao redor do mundo criou a necessidade da demanda por profissionais especializados em ESG, que saibam identificar, avaliar e aplicar os critérios no contexto da instituição em que atua. Apesar de nova, esta é uma área em grande ascensão.

Como aproveitar a ascensão do mercado ESG?

Com a alta demanda do mercado, algumas instituições começam a estruturar e ofertar cursos e especializações em ESG. Um bom profissional do setor precisa ser capaz de entender, implementar e medir os impactos dos padrões de responsabilidade social, governança e sustentabilidade no desempenho dos negócios. De maneira geral, esses especialistas precisam saber:

  • Desenvolver uma visão estratégica para a empresa;
  • Viabilizar projetos de sustentabilidade;
  • Promover treinamentos de colaboradores com relação ao tema;
  • Criar e monitorar indicadores de desempenho de sustentabilidade;
  • Desenvolver relatórios para prestação de contas;
  • Minimizar os impactos da cadeia produtiva da empresa.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.