Scroll Top
Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
As 10 principais causas de afastamento no trabalho em 2022
Segundo levantamento da consultoria B2P, afastamentos por covid-19 despencaram para a 16ª posição, enquanto lesões aumentaram no ano passado
Por Exame | Tempo de leitura: 2 min
(Thinkstock/Thinkstock)

Dois anos depois do início da pandemia, a covid-19 passou longe de ser a principal causa de afastamento nas empresas em 2022.

Pelo menos é isso que aponta um levantamento da B2P, consultoria especializada no acompanhamento e gestão de funcionários afastados por razões médicas, que faz parte da corretora de seguros It’sSeg Company.

Segundo os dados, no auge da pandemia, em 2020, a doença chegou a ocupar a quarta posição entre as principais causas para ausência no emprego. Em 2021 caiu para a quinta colocação e, no ano passado, ocupou o 16º lugar.

Para chegar a essa conclusão, a consultoria avaliou dados de 364 mil funcionários em 14 empresas brasileiras de diversos setores, considerando os afastamentos superiores a 15 dias em 2022 e 2021.

Lesões lideram os afastamentos em 2022

As lesões, que já apareceram em primeiro lugar na lista de 2021, continuaram liderando os afastamentos no ano passado.

A segunda e a terceira posições da lista também se repetem em relação ao ano anterior: doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo (incluindo tendinites e dores musculares em diversas regiões, como a lombar) e transtornos mentais e comportamentais, respectivamente.

De acordo com Marlene Capel, diretora da B2P, a queda no número de afastamento é causada, obviamente, pelo aumento da cobertura vacinal contra a covid-19.

“O que vemos agora é uma lista mais próxima daquela que estávamos mais acostumados a ver antes da pandemia, como lesões e transtornos entre as maiores causas de afastamento”, afirma a executiva.

Confira, a seguir, as dez principais causas de afastamento do trabalho em 2022

Lesões – 2247 afastamentos
Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo – 1.917 afastamentos
Transtornos mentais e comportamentais – 1.714 afastamentos
Fatores que influenciam o estado de saúde e o contato com os serviços de saúde – 736 afastamentos
Doenças do aparelho digestivo – 605 afastamentos
Gravidez – 305 afastamentos
Doenças do aparelho circulatório – 292 afastamentos
Doenças do sistema nervoso – 257 afastamentos
Doenças do aparelho geniturinário – 245 afastamentos
Doenças do sangue – 206 afastamentos

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.