Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Apple entrevistou analista de sistemas 14 vezes e não contratou
Page/Post Excerpt

Folha
001

A recompensa no final de um longo processo seletivo numa empresa que é referência não vem para todos.

Após estudar inglês sete meses na Inglaterra, a analista de sistemas Débora Bossois, 30, voltou para o Brasil, em 2011.

Apesar de ter conseguido trabalho em Vitória, mandou o currículo para grandes empresas de tecnologia. “Eu estava com o inglês fresco, e resolvi tentar uma vaga”, diz.

Quatro meses depois, chegava um e-mail da Apple. “Foi ansiedade total. Meu inglês estava afiado, mas falar pelo telefone era diferente”.

Ela foi aprovada na conversa de 30 minutos, e passou para a próxima etapa de entrevistas, onde ficou sabendo que a vaga, para preenchimento urgente, seria ligada à versão em português do Siri, o assistente virtual do iPhone que “fala” com o usuário.

Eles pediam detalhes do mestrado de Bossois, que havia sido em processamento de linguagem natural. “As perguntas eram 90% repetidas”, lembra. A essa bateria de entrevistas, seguiram-se outras.

“Eu não sabia se teria uma resposta imediata, ou se faria entrevista nos EUA. Ficava às escuras, sem noção dos próximos passos, e eles sumiam e apareciam”.

Durante o processo, Bossois chegou a ficar oito meses sem informações. Numa das entrevistas, falou uma segunda vez com o mesmo entrevistador. “Ele pareceu constrangido e disse que provavelmente se tratava de um engano”.

No total, o processo foi de 14 entrevistas, sem contar atrasos e agendamentos, Bossois não foi selecionada para a vaga. Três anos depois, o Siri ainda não fala português. Contatada pela reportagem, a Apple não comenta sobre o assunto.

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.