Scroll Top
Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Admissão: o que é, como fazer, documentos necessários
Por essa razão é essencial entender o que é admissão, além de saber os principais tipos de contrato de trabalho e as melhores práticas para um bom recrutamento
Por Exame | Tempo de leitura: 4 min
(Imagem criada por inteligência artificial)

O processo de admissão de novos funcionários por parte das empresas é uma tarefa crucial para o seu desenvolvimento, uma vez que boas contratações reduzem chances de erros e tendem a deixar todos os colaboradores mais comprados com a empresa.

O que é admissão?

O processo de admissão nada mais é do que a formalização de uma contratação realizada pela empresa e que possui algumas etapas para ser possível o início do trabalhador, seja aquele contratado por meio de regime CLT ou por meio de contrato Pessoa Jurídica.

Esse procedimento é fundamental para o alinhamento entre os desejos da empresa quanto às necessidades de entrega que ela busca em um contratado e as possibilidades de atuação da pessoa contratada.

Por essa razão, o processo de admissão possui diversas etapas, que vão desde a decisão da abertura da vaga até a sua ocupação pelo profissional contratado.

Qual a importância do processo de admissão?

Quando se fala de contratação as empresas buscam, principalmente, aqueles profissionais que se encaixam como uma luva para as suas necessidades, entretanto esse processo não é tão simples e é crucial para os rumos da empresa, sendo necessário ocorrer os menores erros possíveis.

Para evitar os erros e não gerar custos adicionais à empresa, o processo de admissão deve ser muito bem formulado pela área de Recursos Humanos.

Nesse sentido, antes mesmo de começar a definir sobre a vaga, a empresa já deve possuir mapeado todo o processo que irá utilizar, facilitando a atuação dos funcionários inseridos na contratação.

Com um processo de admissão bem formulado e claro, as chances de erros na contratação e gastos desnecessários são reduzidos drasticamente.

Como funciona o processo de admissão?

O processo de admissão tende a ser uma das etapas mais árduas em uma empresa e é uma tarefa que demanda muito conhecimento e técnica por parte da equipe de Recursos Humanos.

Todo o processo se inicia na definição da vaga, das principais qualificações e habilidades necessárias para ser possível se lançar no mercado de trabalho em busca de profissionais que se encaixam nas condições estabelecidas.

Dessa maneira, após realizar a primeira etapa e receber os currículos dos candidatos é necessário identificar e separar os principais candidatos para as entrevistas.

No momento da entrevista, o profissional de RH deve extrair o máximo de informações dos candidatos e ver se tudo aquilo que estava no currículo corresponde com a verdade.

Após todas as etapas de recrutamento, dentro do processo de admissão ainda é necessário realizar toda a recepção do novo funcionário para ambientá-lo à empresa e aos novos colegas de trabalho.

Em resumo, o processo de admissão segue os seguintes passos:

  • Recrutamento e seleção dos candidatos;
  • Escolha do melhor candidato que se encaixa nas necessidades da empresa para aquela posição;
  • Oficialização da contratação por meio de contrato de trabalho;
  • Integração do profissional com a sua nova equipe.
Quais são os principais tipos de contrato de trabalho?

Antes mesmo de criar a vaga e definir o público alvo para aquela posição, a empresa deve conhecer todas as formas disponíveis de contrato de trabalho na legislação vigente.

    Contratos por tempo indeterminado

    Nessa modalidade o funcionário que passou no processo de seleção firma um contrato onde não existe previsão de data para o fim de suas atividades na empresa.

    Dessa forma, nessa modalidade de contrato o fim da prestação de serviços ocorre somente com a demissão, seja ela pleiteada pela empresa ou pelo funcionário.

    Contrato de experiência

    Normalmente, em todo o contrato de trabalho existe a previsão de um período de experiência para que a empresa e o funcionário tenham certeza da escolha realizada.

    De forma geral esse período é de 90 dias, podendo até mesmo ser dividido em dois períodos, sendo um de 30 dias e outro de 60 dias.

    Contrato temporário

    Nesse caso, empresa e contratado estabelecem um período de no máximo 2 anos que podem ser prorrogados por mais dois anos onde o funcionário irá exercer as funções para as quais foi contratado.

    Esse tipo de contrato está normalmente ligado a atividades de transição, que podem ser em virtude de aumento de demanda em um período do ano ou nos casos em que se faz necessário definir o período para entrega de um planejamento da empresa.

    Contratos autônomos

    Geralmente esse trabalhador atua de forma individual e independente, combinando com a empresa que está lhe contratando a entrega de um produto ou serviço, sem que haja vínculo empregatício.

    Estágio

    Provavelmente um dos mais conhecidos, o contrato de estágio, nada mais é do que um termo de compromisso entre empresa, estudante e faculdade, em que a empresa discrimina as atividades que serão realizadas pelo estagiário.

    Mesmo não gerando vínculo empregatício, essa é uma das primeiras oportunidades de trabalhos para jovens na faculdade e precisam colocar seu conhecimento em prática.

Quais são os documentos obrigatórios para a admissão?

Após escolher o candidato perfeito para a vaga, é hora de consolidar todos os documentos necessários à formulação do contrato de trabalho e efetiva contratação do novo funcionário.

Dentre os principais documentos, pode-se citar:

  • CPF e RG;
  • Título de eleitor;
  • Atestado do exame admissional;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de endereço;
  • Foto 3×4, geralmente para crachá;
  • Certificados de conclusão de cursos presentes no currículo do candidato.

Com esses documentos a empresa e após o exame admissional, a empresa pode prosseguir com o processo de contratação.

Como funciona o exame admissional?

Após a seleção do candidato, antes de concluir o processo de admissão, as empresas solicitam o exame admissional.

Esse exame nada mais é do que uma avaliação básica do futuro contratado, onde são avaliadas algumas questões físicas e mentais.

Dentre os principais exames realizados estão a aferição da pressão arterial, batimentos cardíacos, preenchimento de formulário com hábitos e histórico de doenças e remédios.

O exame admissional tem por função definir a real aptidão daquele candidato para atuação na vaga e respalda a empresa, uma vez que demonstra se o candidato já possui ou não alguma doença, reduzindo as chances de processos trabalhistas.

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.