Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
6 situações em que você deve dizer não para o seu chefe
Page/Post Excerpt

exame

Uma história de sucesso profissional é construída com muito sacrifício, abnegação e trabalho duro. Ela também é composta por muitos “nãos”.

Afinal, recusar tarefas que não fazem sentido ou desrespeitam a sua integridade física, psíquica e moral é tão importante quanto atender às exigências mais básicas da sua profissão.

Em entrevista, o inglês Greg McKeown, autor do best-seller, “Essencialismo: A disciplinada busca por menos” (Editora Sextante, 2015), é categórico: se você faz todas as vontades do chefe, está no caminho errado.

Isso porque dizer “sim” para tudo desloca o foco para o que não é essencial. Quem só “apaga incêndios” está sempre sem tempo – e no entanto, ironicamente, está longe de ser produtivo.

Em artigo para o LinkedIn Pulse, o especialista em inteligência emocional Travis Bradberry reuniu 6 situações em que é preciso impor limites aos pedidos do seu chefe. Veja a seguir:

1 Se o trabalho estiver prejudicando a sua saúde

Sentir cansaço ao fim de um dia de trabalho é natural – e pode ser até prazeroso, se você souber que cumpriu sua missão. No entanto, é preciso tomar cuidado para o desgaste não virar estafa.

O impacto do excesso de trabalho para a saúde é lento, gradual e, por vezes, imperceptível. “Quando você se der conta, já estará com uma mão nas costas doloridas e outra esfregando os olhos de zumbi”, diz Bradberry. O ideal é aceitar novas tarefas até a medida em que a sua saúde esteja sendo respeitada.

2 Se você está perdendo a sua identidade fora do trabalho

Seu chefe age como se você fosse o seu cargo, e nada mais? Se esse é o caso, pode ser a hora de estabelecer limites mais claros para a relação entre vocês.

Afinal, deixar que a sua identidade desapareça por trás de um crachá é um grande entrave para a sua felicidade. Ter uma personalidade própria e “não-profissional” é essencial para crescer como pessoa e não sucumbir ao estresse.

3 Se você está sofrendo mentalmente

Ainda que você ame o seu trabalho, é preciso investir na vida fora do escritório para preservar o seu bem-estar psíquico.

De acordo com Bradberry, o seu chefe jamais conseguirá acompanhar a sua sanidade mental: quem tem que cuidar disso é você. “Muitas vezes é a sua vida pessoal que mantém você saudável”, escreve o especialista. “É importante dizer ‘não’ para o seu gestor quando você precisar de uma pausa”.

4 Se você está sacrificando a sua família

As necessidades do seu chefe estão roubando espaço da sua agenda para aproveitar a família? Luz vermelha, diz o consultor. Nem sempre é fácil equilibrar vida profissional e pessoal, mas o esforço compensa.

“Quando você estiver no seu leito de morte, não vai se lembrar de quanto dinheiro você trouxe para o seu cônjuge e para os seus filhos. Você vai se lembrar das memórias que criou com eles”, escreve Bradberry.

5 Se o chefe quer se apoderar do seu networking

Por mais que a sua atuação numa empresa tenha trazido novas pessoas para o seu círculo, isso não significa que você deva aceitar a intromissão do seu gestor na sua rede de contatos.

“Esse é um produto do seu trabalho e do seu esforço e, ainda que você possa compartilhar contatos com o seu empregador, eles pertencem a você”, escreve o consultor.

6 Se você está perdendo a sua dignidade

Sacrificar a sua ética em nome de um pedido da empresa é inaceitável na visão de Bradberry. “Se as suas ações não estiverem mais alinhadas com os seus princípio, chegou a hora de dizer ao seu chefe que você não fará as coisas do jeito dele”, afirma ele.

Se o seu posicionamento desagradar à empresa, conclui o especialista, a única saída pode ser procurar um novo emprego.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.