Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará

10 cursos online populares entre os executivos brasileiros

exame

Seja para economizar tempo, seja para poupar dinheiro, o fato é que cada vez mais executivos têm aderido a plataformas que oferecem cursos online e gratuitos sobre os mais variados assuntos.

Fundado por professores da Stanford University, o Coursera é uma dessas ferramentas de ensino – e está entre as mais populares entre os brasileiros.

Já somos o 5º maior público do site em número de visitantes, ficando atrás apenas de Estados Unidos, Índia, China e Reino Unido.

A proximidade com o Brasil é tanta que a plataforma de ensino até fez parcerias com universidades brasileiras, como USP e Unicamp, para oferecer cursos em português.

O Coursera revelou os 10 cursos sobre negócios mais populares no momento entre os usuários brasileiros.

Ministradas por professores de instituições brasileiras, como Unicamp, e estrangeiras, como Yale, as aulas tratam de temas como marketing analítico, análise de dados, design thinking e mercados financeiros.

Navegue pelos slides para ver a lista de cursos. O Coursera permite que o usuário assista às aulas gratuitamente, mas é preciso pagar para receber certificado.

[slider slider_height=”450″ image_resize=”false” image_crop=”true” flex_slider_effect=”slide” slider_timeout=”60″]
[slide title=”1º. Introdução ao marketing analítico” img_url=”http://assets0.exame.abril.com.br/assets/images/2016/3/601379/size_810_16_9_1-marketing_analitico.png” link=””]O objetivo do curso é explicar a importância de tomar decisões em marketing com base em análise de dados, definindo e aplicando diversas métricas com essa finalidade. O aluno é exposto ao conceito de marketing analítico e aprende a desenvolver métodos de levantamento de dados, formular hipóteses e conduzir diversas outras ações para promover uma marca.

Instituição: Insper
Professores: Carlos R.F. Bara, Danny Claro e Silvio Laban
Link para as aulas no Coursera[/slide]
[slide title=”2º. Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais” img_url=”http://assets0.exame.abril.com.br/assets/images/2016/3/601380/size_810_16_9_2-negociacao.png” link=””]Aqui, o professor apresenta um roteiro para analisar uma negociação. De ferramentas psicológicas que você pode empregar para convencer o seu interlocutor a questões éticas que precisam ser respeitadas nesse processo, o curso oferece um panorama teórico e prático para resolver controvérsias no âmbito dos negócios.

Instituição: University of Michigan
Professor: George Siedel
Link para as aulas no Coursera[/slide]
[slide title=”3º. O empreendedorismo e as competências do empreendedor” img_url=”http://assets3.exame.abril.com.br/assets/images/2016/3/601381/size_810_16_9_3-empreendedorismo.png” link=””]O foco são as competências necessárias para perceber uma oportunidade de negócio e desenvolvê-la. O aluno será convidado a refletir sobre como o empreendedor pode mobilizar recursos próprios e alheios para alavancar suas ideias.

Instituição: Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)
Professor: Paulo Lemos
Link para inscrição no Coursera[/slide]
[slide title=”4º. Dominando a análise de dados no Excel” img_url=”http://assets3.exame.abril.com.br/assets/images/2016/3/601382/size_810_16_9_4-mastering.png” link=””]Os professores ensinam a aplicar conceitos e métodos matemáticos mais usadas por cientistas de dados para reduzir incertezas e obter informações estratégicas a partir dos dados. O foco está em dois modelos preditivos: classificação binária e regressão linear. Para acompanhar o curso, o aluno precisa ter alguma familiaridade com álgebra, logaritmos, entre outras ferramentas matemáticas.

Instituição: Duke University
Professor: Jana Borg e Daniel Egger
Link para inscrição no Coursera[/slide]
[slide title=”5º. Influenciando pessoas” img_url=”http://assets2.exame.abril.com.br/assets/images/2016/3/601383/size_810_16_9_5-influencing.png” link=””]Saber influenciar as pessoas é uma competência decisiva para o sucesso – ainda mais se você não tem qualquer autoridade formal no seu ambiente de trabalho. A proposta destas aulas é ensinar métodos eficazes para construir, desenvolver e sustentar uma base de poder na sua empresa, além de táticas para persuadir pares, superiores e subordinados.

Instituição: University of Michigan
Professor: Scott DeRue e Maxim Sytch
Link para inscrição no Coursera[/slide]
[slide title=”6º. Design thinking para inovação” img_url=”http://assets3.exame.abril.com.br/assets/images/2016/3/601384/size_810_16_9_6-design_thinking.png” link=””]A professora ensina a aplicar ferramentas de “design thinking” para pensar de forma original e gerar inovação no mundo corporativo. As aulas incluem um modelo de quatro perguntas-chave para resolver problemas e algumas histórias reais de empresas que usaram a abordagem do “design thinking” para descobrir soluções criativas para seus problemas.

Instituição: University of Virginia
Professor: Jeanne M. Liedtka
Link para inscrição no Coursera[/slide]
[slide title=”7º. Gamification” img_url=”http://assets2.exame.abril.com.br/assets/images/2016/3/601385/size_810_16_9_7-gamification.png” link=””]Aqui, o professor ensinará os mecanismos básicos da “gamification”, isto é, a aplicação de elementos típicos do mundo dos jogos a contextos não relacionados aos games – inclusive nos negócios. Além de trazer conceitos básicos sobre o tema, o curso apresenta meios práticos de explorar o potencial da “gamification” para revolucionar as práticas da sua empresa.

Instituição: University of Pennsylvania
Professor: Kevin Werbach
Link para inscrição no Coursera[/slide]
[slide title=”8º. Mercados financeiros” img_url=”http://assets2.exame.abril.com.br/assets/images/2016/3/601386/size_810_16_9_8-financial.png” link=””]Vencedor do prêmio Nobel de economia em 2013, Robert Shiller ensina neste curso os princípios básicos que regem os mercados financeiros. A programação das aulas inclui tópicos como gestão de riscos, finanças comportamentais e política monetária.

Instituição: Yale University
Professor: Robert Shiller
Link para inscrição no Coursera[/slide]
[slide title=”9º. Mais eficiência, menos trabalho” img_url=”http://assets1.exame.abril.com.br/assets/images/2014/4/484521/size_810_16_9_programacao.jpg” link=””] O curso faz parte de uma série voltada ao desenvolvimento de competências essenciais para aumentar a sua empregabilidade em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Aqui, a professora ensina princípios básicos para administrar o tempo, definir prioridades, delegar tarefas e ser mais produtivo na sua rotina de trabalho.

Instituição: University of California, Irvine
Professora: Margaret Meloni
Link para inscrição no Coursera[/slide]
[slide title=”10º. Análise contábil” img_url=”http://assets3.exame.abril.com.br/assets/images/2016/3/601389/size_810_16_9_10-accountability.png” link=””]A análise de dados pode revelar o segredo da boa performance de uma empresa – além de permitir vislumbrar cenários financeiros futuros. Nestas aulas, o aluno é tem a oportunidade de refletir sobre esse tema e compreender como dados financeiros e não-financeiros interagem para prever eventos, otimizar operações e definir a estratégia de um negócio.

Instituição: University of Pennsylvania
Professores: Brian Bushee e Christopher Ittner
Link para inscrição no Coursera[/slide]
[/slider]

Notícias relacionadas

Deixe um comentário