Você tem perfil de chefe? Sua letra poderá dizer

O Globo



Uma das competências necessárias para assumir um posto de chefia é a liderança. E, através da letra da pessoa ou do modo como escreve, é possível verificar se ela possui as habilidades relacionadas ao exercício desta função, afirma a grafóloga e coach argentina Marcela Milesi.

Em seu estudo sobre liderança x caligrafia, Marcela abordou o termo liderança em seus conceitos gerais:

— Entendemos o líder como aquela pessoa que guia os outros em direção à conquista de uma meta comum, mostrando o caminho ou gerando contextos que facilitam a participação ativa de cada um dos integrantes da equipe. Para tal fim, conta com habilidades interpessoais, capacidade para a tomada de decisões, planejamento, empatia, clareza conceitual, etc.

Em artigo publicado pelo site do jornal El Clarín, Marcela listou os grafismos que mostram as competências de um líder. É importante considerar que, quanto maior o número de itens, maior a idoneidade. E para comprovar a existência de determinada competência, explica, o grafema que marca a tendência deve predominar na escrita.

Confira abaixo as características de liderança demonstradas através da caligrafia e veja se você — ou seu chefe — se encaixam em algum desses perfis:

Grafismo simples — É quando as letras não têm adornos, ou seja, esses detalhes normalmente encontrados em letras de época ou os aqueles que as adolescentes costumam fazer para ”enfeitar” as letras. Este mode de escrever mostra que a pessoa tende a ter um predomínio da razão sobre a imaginação para a análise dos fatos. E tem a capacidade de abstrair conceitos e expô-los de forma simplificada. Demonstra segurança e objetividade ao se comunicar, com uma conduta clara, simples e com nobreza de caráter.

Ambiente gráfico positivo — Simboliza a primeira impressão que se tem da escrita da pessoa que está sendo analisada: os movimentos gráficos obedecem a seu próprio ritmo, há ordem, continuidade, proporção e equilíbrio constante. Não há choques, mas sim uma boa distribuição nos espaços e margens. Nos indica que a pessoa conta com competências para ser organizada, ordenada, constante na execução de suas tarefas. Agirá de forma clara e buscará manter relações interpessoais harmônicas.

Maiúscula separada — Marca a capacidade de refletir antes de tomar uma decisão. Necessidade de tomar decisões de forma responsável, para evitar a improvisação e golpes de intuição.

Clareza e boa distribuição — Simboliza a ordem e a clareza de ideias que a pessoa tem. É uma pessoa que tem capacidade de poder controlar a fantasia, e predomina a lógica e a clareza conceitual.

Barra do “t” firme a ¾ do traço vertical — O grafema “T” está relacionado com a segurança da pessoa e o grau de proatividade que ela tem. Esse indivíduo também tem a capacidade de tomar decisões, gerenciar a sua ambição e responsabilidade. A letra escrita desta forma reflete uma pessoa com boa vontade, que age com firmeza frente à elaboração intelectual das ações a serem desenvolvidas.

Traços fluidos, firmes e sem enfeites — Pessoa com tendência a agir com fluidez e clareza conceitual.

Ligaduras originais — Considera-se que uma ligadura é original quando não responde às características caligráficas que nos ensinam quando aprendemos a escrever. Normalmente, estes tipos de ligaduras são percebidas em escritas que têm velocidade rápida e traços fluidos. Demonstra criatividade e evolução; que a pessoa tem capacidade de agir com rapidez, simplificando as ações mediante o aproveitamento do tempo e atingindo os objetivos com determinação.

Margem esquerda regular — Quando a oscilação não supera a 5 milímetros entre a primeira e última linha. Simboliza uma ordem consciente, controle, domínio de suas potencialidades, uma atitude firme para iniciar uma ação ou tomada de decisões próprias.

Comments (1)

Eu já desconfiava do meu perfil de cheff. Há tô feliz.

Deixe um comentário