Saiba como ganhar destaque dentro da empresa e, de quebra, no mercado

O Globo



Na maioria das empresas, há aqueles funcionários que se destacam: são os primeiros a entregar seus projetos no prazo, são reconhecidos por suas realizações e, eventualmente, trilham o caminho até o topo. Sabem muito bem administrar o jogo político que rola no mundo corporativo. Mas não é preciso ser um super-herói, tentando dar conta de todas as tarefas ao mesmo tempo, nem ser um bajulador: existem outras qualidades que esses profissionais têm e chamam a atenção dos gestores e do mercado em geral, afirma o consultor de carreira e coach americano Steve Siebold em artigo publicado pelo site da Forbes. Veja como pode se tornar um deles:

Seja obcecado por produtividade — Os melhores funcionários tendem a trabalhar em empregos e empresas que eles amam. Um resultado disso é que os pensamentos de como ser mais produtivo e bem sucedido raramente deixam sua mente. Na verdade, esses profissionais precisam se esforçar (ou serem forçados) a fazer outras atividades que não estejam ligadas ao trabalho para permitir que sua mente relaxe e se recupere.

Esteja preparado para resolver problemas — A resolução de problemas é uma habilidade fundamental em qualquer negócio. A média dos funcionários tende a gastar mais tempo disputando espaço para chamar a atenção de seus superiores do que encontrando soluções para os problemas. Já aqueles que realmente se dedicam não estão interessados em elogios, mas sim em resultados. Eles tentam resolver os pequenos problemas rapidamente, para se dedicarem àqueles mais difíceis, complexos, seja individualmente ou como parte de uma equipe.

Assuma riscos — A figura mais comum no mercado corporativo é a do gerente de vendas, que anseia a aprovação e a amizade de sua equipe. A segunda é daquele que governa sua equipe com punho de ferro, recusando-se a dar um feedback ou acompanhar a equipe em campo. Os gestores mais valorizados não são nem ditadores nem microadministradores. Em vez disso, têm dois objetivos principais: aumentar a receita e buscar o melhor daqueles que lideram. Isso pode torná-los impopular ou fazer com que as pessoas saiam de suas zonas de conforto. Mas esses líderes são capazes de se adaptar a qualquer situação: nunca optam pelo mais óbvio e seguro quando têm que liderar suas equipes em situações de mudança e sabem que seu trabalho deve servir como guia para seus funcionários.

Seja ético e tenha amor pelo que faz — Muitas pessoas fazem o básico, apenas para escapar de serem demitidos, e, mesmo assim, esperam ser recompensados ??por cada pequena coisa que fazem. Os verdadeiros profissionais têm exatamente uma mentalidade oposta. Sabem que o mercado vai recompensar aqueles que são éticos, se dedicam e vibram com o que fazem com um fluxo interminável de oportunidades. É justamente esta ética de trabalho que fez com que muitos imigrantes que conseguiram abrir um negócio ou souberam aproveitar as oportunidades de trabalho se tornassem milionários, principalmente nos Estados Unidos e outros países da América. Eles são tão gratos pela oportunidade de trabalhar duro que ninguém consegue convencê-los a pisar no freio e deixar o barco correr.

Deixe um comentário