Pro Paz Juventude abre inscrições para oito cursos profissionalizantes

O Pro Paz Juventude abriu novas vagas para cursos de capacitação profissional nos polos e unidades do programa Pro Paz em Belém. Com o objetivo de qualificar jovens de 18 a 29 anos para o mercado de trabalho e garantir inclusão social e incentivo ao desenvolvimento econômico, serão ofertados oito novos cursos, com 20 vagas cada, na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) do Guamá, nos polos do Pro Paz na Universidade Federal do Pará (UFPA), no bairro da Sacramenta e no Núcleo Pro Paz Jovem Trabalhador, localizado na Avenida Assis de Vasconcelos.

Os cursos serão ministrados pela manhã e à tarde. As aulas devem iniciar já na próxima semana. Esta é a segunda fase dos cursos ofertados pelo Pro Paz este ano, e que contam com atividades desenvolvidas em todos os núcleos e unidades do programa. Ofertado gratuitamente, as aulas terão duração de dois meses, e todos os alunos receberão material didático, uniforme e alimentação.

De acordo com a coordenadora do Pro Paz Juventude, Gyselle Vaz Azulay, o projeto totaliza 44 turmas, e oferece cursos nas áreas de serviço, comércio, construção civil e auxílio administrativo. A segunda fase dos cursos profissionalizante visa manter a continuidade da oferta de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.

“Os novos cursos ofertados para os jovens que têm interesse em se qualificar é um compromisso que assumimos com a juventude. Basta o jovem procurar os espaços do Pro Paz onde os cursos serão ministrados e fazer sua inscrição. Há vagas disponíveis no mercado de trabalho, porém os jovens precisam se qualificar para consegui-las, e o nosso papel é garantir o acesso deles a estes cursos”, informou.

As qualificações continuam sendo ofertadas em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), que verifica as principais demandas de empresas para oferecer cursos em que o jovem possa entrar logo no mercado de trabalho.

Segundo Liandra Magno, da Diretoria de Qualificação Profissional da Seter, a primeira fase dos cursos superou as expectativas dos coordenadores, tanto na Secretaria quanto no Pro Paz, já que 640 alunos iniciaram as atividades e receberam a certificação. “A primeira fase foi excelente. Além de contar com um grande número de jovens, muitos conseguiram entrar no mercado de trabalho antes mesmo de concluir os cursos. Esperamos agora atender mais 200 jovens, e ter um sucesso igual ao que foi alcançado nas primeiras qualificações”, acrescentou.

Para se inscrever, os interessados devem procurar os polos do Pro Paz nos Bairros, a UIPP do Guamá ou o Núcleo do Pro Paz Jovem Trabalhador com as cópias da carteira de identidade, carteira de trabalho (opcional), CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade, das 8 às 17 h.

Cursos profissionalizantes oferecidos:

Serigrafia (manhã): UIPP do Guamá – Rua do Tucunduba, próximo ao campus III da Universidade Federal do Pará.

Montagem e manutenção de micro (manhã): Polo do Pro Paz nos Bairros UFPA – Rua do Tucunduba, s/n, campus III da UFPA.

Empreendedorismo (manhã) e Montador de andaime (manhã): Polo do Pro Paz nos Bairros da Sacramenta – Praça Dorothy Stang, entre as avenidas Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral.

Confeiteiro (manhã), Cabeleireiro (manhã), Cabeleireiro Avançado (tarde), Culinária Natural e Diet (tarde): Núcleo Pro Paz Jovem Trabalhador – Avenida Assis de Vasconcelos, 397, Belém.

Deixe um comentário