Para ter reconhecimento, vista-se como você se sente bem

O Globo

Quer ser bem visto no seu trabalho? Uma pesquisa recente da Harvard Business School mostrou que as pessoas que usam roupas mais excêntricas no ambiente de trabalho são vistas como mais competentes e importantes do que aqueles que se vestem de maneira convencional.

Pense no CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, e seu moletom, ou em Steve Jobs e sua blusa gola-alta preta e calça jeans. Para a maioria dos observadores, estes executivos passavam confiança ao usarem roupas casuais e rejeitar tradicionais ternos.

Em entrevista à Forbes, os pesquisadores Anat Keinan, Silvia Bellezza e Francesca Gino, da Harvard Business School, conduziram uma série de estudos para medir de que forma as pessoas reagem a “comportamentos não-conformistas” como usar roupas de ginástica ao invés de algo elegante para fazer comprar em uma boutique de luxo, ou usar tênis para um evento profissional.

As pesquisadoras descobriram que estas pessoas são vistas como mais importantes e eficientes, principalmente quando estão conscientes da norma estabelecida, mas escolhem fazer uma afirmação de estilo ao usar algo que se destaca. Aqueles que se esforçam para seguir regras de vestimenta e etiqueta tanto no ambiente profissional como fora dele com a intenção de serem mais aceitos podem estar tomando a decisão errada.

“Ao que tudo indica, se você usa aquilo em que sente-se mais confortável ao invés de se submeter a gastos e esforços para se adequar ao convencional, será visto de uma forma mais positiva do que os outros”, diz a pesquisa.

As pesquisadoras afirmam que a mensagem para as empresas e os indivíduos é simples: “Não só é OK ser você mesmo, como muito benéfico. Você será visto como confiante e independente”.

Deixe um comentário