Os riscos de passar o dia sentado no trabalho

O Globo


Dano aos órgãos

Doença cardíaca

Os músculos queimam menos gordura e o sangue flui mais lentamente quando se senta por muito tempo, permitindo que ácidos graxos possam entupir mais facilmente o coração. Sentar por períodos prolongados também pode contribuir com a alta pressão sanguínea e colesterol elevado. As pessoas mais sedentárias têm o dobro de chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

Pâncreas extraprodutivo

O pâncreas produz insulina, hormônio que leva glicose para gerar energia nas células. Mas células em músculos ociosos não respondem tão prontamente à insulina, fazendo com que o pâncreas produza mais o hormônio, aumentando os riscos de diabetes e outras doenças.

Câncer de cólon

Estudos relacionam estar sentado ao maior risco do câncer de cólon, de mama e do endométrio. Os motivos não são todos esclarecidos, mas uma teoria é que a insulina em excesso estimula o crescimento celular. Outra possibilidade é que o movimento regular promove naturalmente os antioxidantes que matam os radicais livres, que são prejudiciais às células e podem causar câncer.





Degeneração muscular

Barriga flácida

Quando você fica de pé, se movimenta ou até mesmo senta com a coluna ereta, os músculos abdominais ajudam a mantê-lo na posição vertical. Mas quando você se curva sobre a cadeira, os músculos abdominais são inutilizados e podem provocar a curvatura da espinha dorsal, conhecida como hiperlordose.

Quadris rígidos

Quadris flexíveis ajudam o ser humano a ter equilíbrio. Mas ‘sentadores crônicos’ raramente esticam os músculos flexores do quadril, o que faz com que se tornem ‘encurtados’ e rígidos, o que limita a movimentação. Estudos apontam que a pouca mobilidade do quadril costuma ser um dos motivos das quedas dos idosos.

Glúteos flácidos

Quando se está sentado, os músculos do glúteo não fazem absolutamente nada – e se acostumam com isso. Glúteos flácidos comprometem a estabilidade e a habilidade de dar impulso.












Problemas nas pernas

Má circulação

Ficar sentado por muito tempo diminui a circulação sanguínea, o que faz com que fluidos acumulem nas pernas. Problemas podem variar de tornozelos inchados a varizes a casos mais graves de trombose.

Ossos moles

Atividades como caminhada e corrida estimulam o quadril e a parte inferior do corpo e os ossos a crescerem mais espessos, densos e fortes. Cientistas atribuem parcialmente a explosão de casos de osteoporose à falta de atividades físicas.




























Problemas na parte superior

Cérebro mais lento

Músculos em movimento bombeiam sangue e oxigênio para o cérebro e fazem com que ele desencadeie ativos químicos que melhoram o humor. Quando estamos sedentários por muito tempo, tudo fica mais devagar, incluindo as funções cerebrais.

Pescoço tenso

Se você fica sentado na maior parte do tempo na sua mesa de trabalho, inclinando o pescoço para digitar ou atender ao telefone, há risco de esticar as vértebras e gerar desequilíbrios permanentes.

Ombros e costas doloridos

O pescoço não sofre sozinho. Afundar e inclinar o pescoço também prejudica os músculos dos ombros e das costas, particularmente o trapézio, que conecta o pescoço aos ombros.
















Efeitos nas costas

Espinha inflexível

Quando nos movemos, os discos entre as vértebras expandem-se e contraem-se como esponjas, absorvendo sangue e nutrientes. Mas quando nos sentamos por muito tempo, os discos são nutridos de maneiras desiguais. Assim, o colágeno endurece em torno dos tendões e dos ligamentos.

Danos nos discos

Pessoas que sentam por muito tempo têm mais riscos de ter hérnia de disco e dores lombares. Existe um músculo chamado psoas que circula pela cavidade abdominal e puxa a lombar para a frente, o que faz com que a parte superior do corpo descanse inteiramente sobre os ossos usados para sentar, em vez de ser distribuída ao longo de toda a espinha.




















Mortalidade por sentar

Pessoas que mais assistiram televisão em um estudo que durou oito anos e meio têm 61% a mais de risco de morrer do que aqueles que assistiam menos de uma hora por dia.

A maneira correta de sentar

Se você tem que passar boa parte do dia sentado, ao menos tente fazer isso da maneira correta.

Comments (1)

Ai nem me fala de dor na coluna, passei por coisas bem difíceis na minha vida por causa das fortissimas dores de minhas 03 hérnias de disco. E nem sabia que esse problema existia. Fiquei sem paciência, triste, nem eu me aguentava por perto. O que me ajudou foi um desses colchões com infravermelho que melhoram as dores. Ainda tenho algumas dores de vez em quando se abuso um pouco, mas nada desesperador como antes. O website que eu comprei esse colchão para hernia de disco foi esse http://hernia-de-disco.com. Nem sei se colei o link direito. Espero que ajude mais alguém por aí.

Deixe um comentário