Novo dispositivo promete deixar profissionais sempre atentos

O Globo

Profissionais workaholics não costumam escutar a necessidade de seus corpos quando o cansaço bate. Mas a verdade é que o desempenho fica prejudicado se uma tarefa é realizada por um trabalhador sonolento. Um cochilo pode causar erros no trabalho e, dependendo da função, até acidentes. Isso explica o sucesso do Vigo — um sensor que detecta sonolência — no Kickstarter, uma plataforma de financiamento coletivo de projetos criativos.

O Vigo é um dispositivo que consegue monitorar o piscar de olhos e os movimentos do corpo do usuário para avisá-lo em caso de sonolência. O dispositivo se parece muito com um microfone de um headset, exceto pelo fato de possuir um sensor de movimento infravermelho e acelerômetro que controla quando os usuários piscam os olhos e quando eles se movem. Ele deve ser conectado a um smartphone iOS ou Android, via Bluetooth.

O sensor é capaz de rastrear até 20 tipos de dados contidos em cada piscar de olhos e calcular a energia mental do usuário em tempo real. Quando começam a “sair do ar”, os usuários recebem notificações, que podem ser personalizadas — o dispositivo pode vibrar, piscar uma luz discreta ou tocar uma música, por exemplo.

Os usuários também podem acompanhar o histórico de seu desempenho para ver a que horas sua concentração atinge o auge. “Vigo te ajuda a se conhecer melhor para que você possa planejar seu dia de acordo”, diz o texto no KickStarter. O Vigo ainda oferece recomendações inteligentes com base nos níveis de energia — como dar um passeio, tomar um café, tirar um cochilo ou fazer algum exercício.

As pessoas podem apoiar o projeto do Vigo no Kickstarter até 1º de fevereiro. Para os apoiadores, o kit com desconto custará US$ 79 — é esperado que seja lançado no mercado custando US$ 119.

Deixe um comentário