Mandar e-mails depois do expediente agora é crime na França

Por 99jobs

Vamos combinar, ninguém merece ficar recebendo e-mails de trabalho fora do expediente. Mesmo que não sejam urgentes, eles podem estragar uma tranquila tarde de domingo.

Pensando em diminuir o estresse de sua população por motivos profissionais, a França acaba de aprovar uma lei na qual quem enviar e-mails para um empregado após o término de suas horas de trabalho pode ser multado.

Por hora, a lei vale para empresas com mais de 50 funcionários em seu quadro.

A ideia surgiu após pesquisas revelarem que é praticamente impossível hoje, na era digital, para as pessoas separarem suas vidas pessoais das profissionais nas horas livres.

“Todos os estudos revelaram que há muito mais estresse hoje relacionado ao trabalho do que antes”, diz Benoit Hamon, da Assembléia Nacional da França em entrevista à BBC. “Os empregados saem fisicamente do trabalho, mas nunca desligam mentalmente. Isso faz com que em algum momento a pessoa desmorone”.

Não há uma penalidade específica. Fica a critério da empresa com sua equipe definir como fazer isso funcionar e estabelecer regras para que as horas desconectadas sejam respeitadas.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário