As lições de Lady Gaga para uma carreira de sucesso

O Globo



Lady Gaga é uma das cantoras que mais vendeu em todos os tempos — 23 milhões de álbuns e 64 milhões de singles —, além de ter conquistado cinco Grammys e 13 MTV Video Music Awards. Ela foi eleita a Artista do Ano pela revista Billboard, faz parte da lista das 100 pessoas mais influentes da revista Time e recebeu o título de celebridade mais poderosa do mundo, concedido pela Forbes. Mas Lady Gaga não é apenas uma estrela pop que sabe fazer barulho: é também uma empresária de sucesso e que leva muito a sério seu trabalho. E mais: é a rainha do marketing.

“Ela é uma profissional que sabe causar reboliço. Suas ideias de negócios ultrapassam os limites do provável, levando a grandes inovações em tudo que faz, desde as mídias sociais até seu perfume lançado recentemente. E ao introduzir suas novas ideias, ela é indiscutivelmente a rainha da entrada dramática”’, afirma Jackie Huba, autora do livro “Monster Loyalty: How Lady Gaga Turns Followers into Fanatics” (“Lealdade colossal: como Lady Gaga transforma seus fãs em fanáticos”, em tradução livre), em artigo publicado pelo site da CNN. Abaixo, confira algumas lições que empresários e candidatos a um emprego podem aprender com a cantora.

Cause reboliço — Você se lembra do vestido feito de carne usado por Lady Gaga no MTV Video Music Awards em 2010? Uns amaram, outros odiaram, mas todo mundo comentou o figurino. Gaga não vestiu a roupa apenas para chocar, mas sim para chamar atenção da política para os militares gays, homens e mulheres, nos Estados Unidos. O gesto chamou a atenção do público e da mídia. Ao tentar atrair o público, seja para um grande projeto ou um novo emprego, por que não chamar atenção, fazendo algo escandaloso, porém significativo? Mas não basta vestir algo inusitado ou fazer truques sem sentido para ser notado. O mais importante é analisar se seu discurso é vazio ou se realmente tem significado. Só aí vá em frente.

Seja ousado — Lady Gaga estava hesitante quanto à criação de seu próprio perfume, e não queria apenas ser mais uma no rol de celebridades que lançam novas fragrâncias. Queria algo mais, que os experts em perfume se surpreendessem, explicou em entrevista à revista Vogue. Finalmente, Gaga apresentou sua ideia para os executivos da Coty Beauty. O perfume, que seria chamado de ‘Fame’, deveria ser preto no vidro, mas, quando pulverizado, ficaria transparente. A Coty empacou, já que isso nunca tinha sido feito, mas decidiu lhe dar uma chance. Alguns meses depois, seus cientistas iniciaram os trabalhos e acabaram inventando uma tecnologia que muda o perfume de opaco para claro (e que agora está em processo de patente). Yael Tuil, vice-presidente do departamento de marketing global da Coty Beauty , disse que Gaga deu meios para fazê-los pensar fora da caixa, e acrescentou: “Ela estava realmente por trás da inovação mais importante na indústria da perfumaria nos últimos 20 anos. Ela realmente abriu fronteiras”.

Por isso, abrace ideias ousadas e inovadoras. Você nunca sabe, mas elas podem levar as pessoas a tomarem novos rumos e, quem sabe, fazê-lo conquistar o emprego dos sonhos.

Faça uma entrada espetacular — Lady Gaga impressionou ao passar pelo tapete vermelho do Grammy Awards 2011 dentro de uma espécie de ovo translúcido, que era carregado por quatro modelos seminus. Deixou imprensa, fãs e telespectadores boquiabertos. A atitude foi uma dica do que viria por aí: ela estava para lançar seu single “Born This Way”, canção que resumia sua visão de transformar a cultura em um mundo mais gentil, mais corajoso, onde todos são valorizados. Existe uma maneira dramática de apresentar sua próxima grande ideia ou cativar o seu público? Descubra qual é o “instrumento” ideal para você levar sua ideia adiante e siga seu instinto.

Não tenha medo de irritar as pessoas — Não dá para agradar a todos, não é mesmo? Gaga normalmente ignora as pessoas que não gostam dela e, de alguma forma, continua a reforçar a sua mensagem e sua voz. Algumas pessoas podem não gostar de você e empurrá-lo para o que não é bom para a sua reputação. Avalie quem está do seu lado, se tem algo a acrescentar para o crescimento de sua carreira, e afaste quem é negativo. Para este tipo de pessoa, Gaga tem um recado: “Então essa é a sua opinião correta sobre mim? Eu não vou perder tempo tentando mudá-la”.

Deixe um comentário