Dez dicas para jovens que estão começando no primeiro emprego

O Globo




Entrar no mundo de trabalho depois da faculdade não é tarefa simples. Você pode até saber mais ou menos o que te espera, mas certamente algumas coisas serão novidades. O site americano Glassdoor reuniu dez dicas para ajudar jovens que estão começando no primeiro emprego e que valem para qualquer segmento de atuação. Veja quais são:

1. O ritmo vai se acelerar rapidamente. Assim que você assinar o contrato e fizer os exames médicos, as coisas vão começar a andar rápido. Você terá tarefas para fazer quase que imediatamente e será preciso organizar um plano para conseguir dar conta de tudo. Para não ficar perdido, tente se organizar logo de cara.

2. Você terá muitas coisas para resolver por conta própria. Lembre-se: você não está mais no estágio, em que todas as atividades são supervisionadas bem de perto. Agora você terá que fazer as coisas de forma independente, realizando todas as tarefas designadas e cumprindo prazos. Não tenha medo de fazer muitas perguntas no começo, para se certificar de que você está fazendo as coisas da forma correta. Além disso, provavelmente você não receberá tanto feedback quanto nos tempos de estágio. Não espere receber uma crítica (positiva ou negativa) por cada tarefa completada. Se está preocupado com o seu desempenho, é melhor procurar o chefe e perguntar.

3. Sua opinião conta. Além de ser independente, você também terá de ser criativo. Seu chefe e sua equipe vão esperar que você traga ideias e bole novos métodos e processos e que identifique problemas e traga soluções. Fale e compartilhe suas ideias em reuniões e sessões de brainstorming. Não tenha medo de dar sua opinião: não é apenas porque você é novo na empresa que sua opinião não será levada em consideração. Você foi contratado por um motivo e ser inovador vai te ajudar a crescer e se movimentar na empresa.

4. Enfatize o aprendizado. Embora esperem que você execute as suas tarefas de maneira independente, não pense que precisa saber como fazer tudo. Afinal, o primeiro emprego também envolve — e muito — o aprendizado. Aprenda a gerenciar o seu tempo, cumpra os prazos e trabalhe em equipe. E se a sua empresa fornece oportunidades de qualificação (como bolsas de estudo ou descontos em cursos) não deixe de aproveitá-las. Há sempre algo novo a ser aprendido.

5. Não demore para responder e-mails. Dependendo do seu perfil, você pode não estar acostumado a responder e-mails frequentemente ou com a velocidade necessária. Porém, no ambiente de trabalho, é essencial responder as mensagens em tempo hábil, idealmente no máximo até 24 horas depois de ter recebido o e-mail. Mas o quanto antes, melhor. Mas preste atenção e leia suas respostas cuidadosamente: ser rápido não é desculpa para erros de gramática ou de ortografia.

6. Networking continua sendo importante. Não é porque você conseguiu um emprego efetivo que não precisa mais fazer networking: alimentar uma rede de relacionamentos será fundamental ao longo de toda a sua carreira. Participe de eventos da empresa, vá a feiras e congressos do setor, conheça os seus colegas. Isso será importante para o seu futuro, seja para quando você trocar de emprego, seja para colaborar em um projeto. Você nunca sabe quando esses contatos poderão ser úteis.

7. Envolva-se em atividades em seu tempo livre. Na faculdade, era muito fácil fazer atividades extracurriculares. Agora que está no “mundo real”, precisa fazer um esforço para continuar ativo. Junte-se a grupos de ex-alunos, a organizações profissionais ou de voluntariado. Vá para o happy hour com seus colegas de trabalho. É importante também manter uma vida social ativa depois que sai da faculdade.

8. Controle suas realizações. Ao longo de toda a sua carreira, e especialmente em seu primeiro emprego, você deve manter um registro de tudo o que faz. Seja os artigos que escreve, os relatórios que produz, as ideias que leva para reuniões, apresentações para clientes, o planejamento de um evento ou uma campanha de marketing. Tudo isso conta. Mantenha em arquivo (em um site ou em seu computador) todas as conquistas e realizações, para poder discutir com seu chefe ou até em futuras entrevistas de emprego.

9. Seja profissional. Chegue sempre na hora, seja cortês e se vista de maneira adequada. Pense aonde você quer chegar na sua carreira e aja como se já estivesse lá. Ser profissional sempre vai te ajudar a crescer na carreira.

10. Pense positivo. Por último, lembre-se de sempre tentar pensar positivamente. Seu primeiro emprego pode ser exaustivo no início, mas algumas de suas tarefas podem acabar virando tediosas. Em cada etapa, tente manter uma atitude positiva, esteja você estressado ou de saco cheio. Pessoas que reclamam de seus empregos não são tão bem sucedidas como aqueles que não se queixam o tempo todo. Se você se mantiver positivo, coisas melhores irão aparecer.

Deixe um comentário