Desemprego causa 1 em cada 5 suicídios no mundo, diz estudo

exame

Um estudo financiado pela Universidade de Zurique revela que o desemprego é a causa de um em cada cinco suicídios no mundo.

Ao analisar os dados da Organização Mundial da Saúde sobre a mortalidade em 63 países pelo mundo entre os anos de 2000 e 2011, os pesquisadores descobriram que aproximadamente 45 mil suicídios estavam relacionados ao desemprego.

O número representa 20% do total de 233 mil mortes contabilizadas pela OMS tendo como causa o suicídio.

Ao realizar o estudo, os pesquisadores também descobriram que houve um pequeno aumento no número de suicídios durante a crise econômica de 2008.

Em 2007, 41148 mortes foram associadas ao desemprego.

Em comparação, no ano de 2009, foram registrados 46131 suicídios pelo mesmo motivo, representando um aumento de 4983 mortes.

A pesquisa ainda alerta para a necessidade da prevenção contra esse tipo de morte, principalmente em períodos de crise econômica.

“Essas descobertas significam que há uma necessidade contínua de focarmos na prevenção dos suicídios, e é melhor fazermos isso quando estivermos em uma fase de economia próspera ou estável do que em períodos ruins, quando os recursos também são menores”, diz o estudo.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário