Coloque esta frase no e-mail para ter o dobro de chance de resposta

Não seja a pessoa que escreve "por favor, responda" se você quer, de fato, uma resposta


Experimente terminar o próximo e-mail que redigir com a frase “muito obrigado (a), sou muito grato(a)”. Segundo a Ciência, expressar gratidão aumenta consideravelmente a chances de resposta.

O psicólogo Adam Grant, professor da Wharton School, um dos autores da pesquisa afirma que, por outro, lado os e-mails a que ele menos tem vontade de responder são aqueles cujo conteúdo o pressiona ou o faz se sentir na obrigação de agir.

Apelos como “por favor responda a esta pergunta” ou “nós deveríamos nos encontrar” não surtem o efeito desejado pelo emissor, confessou Grant em texto no LinkedIn.

Por outro lado, mensagens que trazem de antemão agradáveis agradecimentos mais provavelmente receberão uma resposta do pesquisador.

As pessoas fornecem ajuda mais extensa e útil quando é uma escolha agradável do que quando é conduzida pela pressão ou pela percepção de obrigação, segundo ele.

O poder da gratidão, foi investigado em pesquisa conduzida por ele e pela professora Francesca Gino, da Universidade da Carolina do Norte, em 2010.

No experimento, os pesquisadores pediam que pessoas passassem ajudassem um estudante a melhorar a carta de apresentação de uma candidatura a emprego.

Depois de receberem por e-mail os conselhos, o estudante respondia com a frase: “gostaria de informar que recebi o seu feedback para minha carta de apresentação” e pedia mais ajuda. Nesse caso, só 32% recebiam resposta.

Quando o estudante adicionava a frase citada no começo do texto “muito obrigado (a), sou muito grato(a)” a taxa de resposta dobrava para 66%.

Notícias relacionadas

Comments (2)

Quando for mandar um currículo por email… deve-se preencher a mensagem ?

Em e-mail de inscrição, não é apropriado.

Deixe um comentário