As áreas com os profissionais mais disputados (agora)

Exame

Se o mercado de trabalho está muito disputado para alguns profissionais, para outros, nem tanto. É o que mostra uma recente pesquisa da Page Personnel, em sua base de dados.

De acordo com o levantamento, um em cada quatro candidatos das áreas de TI, finanças e engenharia tem se dado “ao luxo” de rejeitar propostas de emprego.

A conclusão da Page Personnel, consultoria voltada ao recrutamento de profissionais técnicos e de suporte à gestão, é que as empresas estão enfrentando um verdadeiro leilão para atrair profissionais talentosos.

Fomos investigar quem são essas pessoas com tanto poder de barganha.

“Isso não acontece com todos os profissionais dessas áreas e, sim, com aqueles que têm boa formação, conteúdo sólido de experiências e exemplos de vivências a relatar durante a entrevista”, diz Roberto Picino, diretor geral da Page Personnel.

Em relação ao perfil comportamental, Picino afirma não haver mistério (nem muita variação de uma área para outra). A maturidade profissional é o principal ponto que ele destaca.

“São pessoas com história de resultado, também por meio de pessoas, no caso de suporte a gestão, com bom relacionamento com cliente, flexíveis e que saibam explicar bem o trabalho que desenvolvem”, explica.

Agora, confira quais são os cargos mais demandados em cada uma das três áreas, de acordo com a Page Personnel. Em todos os casos, os salários podem chegar a 8 mil reais, segundo a consultoria.

1 Engenharia

Duas áreas da engenharia estão em alta: de processos e de segurança do trabalho. Engenheiros de processos trabalham em projetos tendo em vista o aumento do volume e da qualidade da produção, além da redução de desperdício e inovação.

A área de segurança do trabalho, como o próprio nome já diz, está ligada à administração e à fiscalização das atividades, sobretudo no ramo industrial, com o objetivo de reduzir riscos e acidentes com funcionários.

2 Tecnologia da informação

Os profissionais de TI mais procurados são aqueles ligados ao desenvolvimento e programação .NET e Java, além dos administradores de bancos de dados, chamados de DBA ( Database administrator, na sigla em inglês).

A Page Personnel destaca algumas tecnologias específicas em que há poucas pessoas qualificadas no mercado. São elas: Lims, Genexus, Mastersaf, JDE e Siebel.

3 Finanças

Não é de hoje que os profissionais de finanças são os “queridinhos” das empresas. A necessidade de planejamento, controle de custos e a complicadíssima legislação brasileira explicam a “briga” por bons profissionais.

Segundo a Page Personnel, analistas contábeis que falem inglês fluente, analistas fiscais de impostos diretos e analistas de planejamento financeiro são os profissionais mais procurados para os departamentos de finanças.

Deixe um comentário