Aplicativo ajuda funcionários a pedirem demissão via mensagem de celular

O Globo

Está sem coragem de falar para o chefe que quer pedir demissão? Pois já existe um aplicativo que pode te ajudar. Disponível gratuitamente na App Store, o aplicativo “Quit your job” (Peça demissão) permite que o chefe seja avisado que o funcionário está deixando a empresa por meio de uma mensagem de texto no celular. Na verdade, o app foi desenvolvido de forma bem humorada pela consultoria de RH e seleção americana TheLadders, em parceria com a BreakUp Text, que criou um aplicativo para que as pessoas terminem os seus relacionamentos sem precisar enfrentar o cara a cara. De quebra, a consultoria aproveita para fazer uma crítica ao setor de recrutamento e seleção por sua resistência em adotar novas tecnologias.

No “Quit your job”, o profissional que quer deixar o emprego pode escolher uma série de razões, como, por exemplo “vou me casar com uma pessoa rica”, “estou cansado do mundo corporativo”, “quero me juntar ao circo” e “arrumei um novo emprego”. Com base nos motivos selecionados, o aplicativo gera um texto (em inglês), que é enviado por mensagem de texto ao telefone celular do chefe — ou a qualquer outro número que o usuário selecionar.

— Numa era em que quase tudo pode ser feito convenientemente pelo telefone, pensamos que a saída do emprego era uma situação da vida do profissional que precisava de um pouco de atenção — brinca Alex Douzet, CEO e cofundador do TheLadders no site da empresa. — Mas, falando sério, enquanto a indústria do recrutamento tem sido lenta em adotar tecnologias móveis, bem atrás de outros setores, uma em cada três buscas por empregos estão sendo feitas por meio de dispositivos móveis. Nosso foco principal é criar tecnologia para facilitar a busca móvel por emprego.

A psicóloga Luci Balthazar, especialista em Psicologia do Trabalho da ProMover, não acredita que o aplicativo possa dar certo de forma séria no mercado corporativo.

— Não vejo vantagem. O que vejo é o reforço de atitudes pouco saudáveis, ou seja, fugir do desconforto de uma conversa franca. A entrevista de desligamento pode ser muito rica e interessante para ambos os lados. A pessoa pode expor os motivos pelos quais deseja sair e é mais uma oportunidade de dar e receber feedback.

Luci acha que pedir demissão por meio de mensagem, sem encarar o chefe, é uma atitude imatura.

— O que precisa ser estimulado não é escapar da angústia, do desconforto, que esse momento pode gerar. O que precisa ser incentivado é que as empresas estejam abertas para ouvir seus funcionários enquanto trabalham lá e também no momento em que, seja qual for a razão, decidem sair. Além disso, é importante que cada um de nós busque amadurecer e vivenciar todos os momentos da vida de maneira assertiva e natural.

Deixe um comentário