20 questões difíceis de raciocínio lógico para concurseiros

Exame

Raciocínio lógico é considerado um bicho de sete cabeças por muitos concurseiros. Mas, mesmo quem não é lá muito amigo dos números tem condições de dominar a matéria, segundo o professor Vinicius Werneck, do site Questões de Concursos.

Como? “Deve-se ter uma completa compreensão da tabela-verdade e dos operadores lógicos, pois, com certeza, são os principais pré-requisitos para se fazer uma boa prova de raciocínio lógico”, explica Werneck.

Lógica de argumentação e probabilidade também são assuntos bastante abordados, de acordo com Werneck. “E um tópico que está sendo cobrado com mais recorrência nos últimos anos é resolução de matrizes, determinantes e sistemas lineares”, conta.

De acordo com ele, resolver exercícios e muitas provas anteriores é fundamental. “Mas aconselho a resolver baterias de exercícios só após uma leitura atenta do conteúdo”, diz.

A seguir confira se você consegue resolver este simulado com 20 questões de raciocínio lógico retiradas de concursos de nível superior. São questões de bancas temidas como o Cespe e a Esaf, por exemplo. O gabarito está ao final do documento:

Comentários (1)

Na solução do exercício 2 a expressão de Cos(a+b) está somando os termos Cos(a), Cos(b) e Sen(a), Sen(b).

A expressão correta não seria: Cos(a+b)= Cos(a)*Cos(b)-Sen(a)*Sen(b) ?

Deixe um comentário