11 frases para inspirar suas decisões de carreira em 2014

Exame

Algumas decisões tomadas no ano novo não são suficientes para garantir o sucesso profissional. Mais do que as boas intenções no papel, o que conta mesmo para o crescimento na carreira são os valores que movem cada profissional.

Pensando nisso, pedimos para o consultor Eduardo Ferraz, que é autor do livro “Seja a pessoa certa no lugar certo”, elencar alguns dos ensinamentos essenciais para todo profissional cultivar ao longo do ano. O resultado é uma coletânea de frases de personalidades como Steve Jobs, Pablo Neruda e até Carl Sagan. Confira:



“No mundo dos negócios, todos são pagos em duas moedas: dinheiro e experiência. Agarre a experiência primeiro, o dinheiro virá depois.”
Harold Geneen (Ex- CEO da ITT Corporation)



Dinheiro é bom. Ter um aumento, idem. Mas o que, realmente, conta para a sua carreira é o aprendizado que cada experiência profissional pode proporcionar.

Para quem está em início de carreira ou pensando em mudar de área, ter isso em mente é essencial. “Ganhar dinheiro sem experiência é um caso em um milhão”, afirma Ferraz.



“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.”
Peter Drucker (Consultor e escritor)



É preciso assumir o volante da própria carreira. Não dá para esperar sentado que a ascensão profissional caia no seu colo. “Se você quer construir uma carreira de sucesso, não fique esperando”, diz o especialista. “A gente constrói o futuro no presente”.



“O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas e as faz pensar que jamais vão cair.”
Bill Gates (Fundador da Microsoft)



Quem está no topo pode ter a impressão de que jamais irá sair de lá. Do alto, a sensação de invencibilidade pode cegar. “O sucesso deixa as pessoas embriagadas”, diz o especialista. Fincar os pés no chão, reconhecer os próprios limites e ter claro que o pódio não é monopólio seu é essencial para seguir em frente.



“Não sei a chave para o sucesso, mas a chave para o fracasso é tentar agradar a todo mundo.”
Bill Cosby (Comediante)



A competividade e necessidade intermitente de inovação, tirou de cena o profissional que fala sim para tudo e, consequentemente, nada acrescenta. No lugar, ganha destaque quem questiona e contribui para a renovação da corporação.

“Ser assertivo não é ser agressivo”, diz Ferraz. “Quem fica em cima do muro será medíocre a vida inteira. Tem que tomar partido”.



“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.”
Abraham Lincoln (Ex-presidente americano)



“O líder de verdade não é um super-homem”, diz Ferraz. “O fora de série é quem melhora as pessoas”. A função dele não deve ser técnica, mas, sim, extrair o máximo de gente comum, explica o especialista.



“Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências.”
Pablo Neruda (Poeta)



Você colhe o que planta, já dizia a sua avó. E essa é uma das principais premissas para levar pelos próximos dias. “Na vida, tudo tem um preço”, diz Ferraz. “Se matar de trabalhar, terá um preço. Se buscar qualidade de vida, terá outro”.



“Para se ter sucesso, é necessário amar de verdade o que se faz.”
Steve Jobs (Fundador da Apple e Pixar)



“Quando você adora o que faz, a tolerância à frustração é maior”, diz Ferraz. “Quem tem paixão pelo que faz aguenta três, quatro ou cinco anos tomando prejuízo porque a tolerância à intempéries é muito maior”.



“Ou você tem uma estratégia, ou é parte da estratégia de alguém.”
Alvin Tofler (Escritor)



Novamente, é preciso tomar as rédeas ou os volantes da sua carreira. “Ou você toma um lado e assume riscos, ou ficará sempre no lado do carona”, diz Ferraz. Pior: muitas vezes, indo para locais que você não queria de antemão.



“Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só pode fazer um pouco.”
Edmund Burke (Filósofo e político)



No afã de chegar ao topo, muita gente subestima os primeiros degraus. Mas é neles que está a chave para o sucesso profissional. “A maioria das pessoas não faz nada porque não pode fazer muito”, diz Ferraz.



“Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz (…) sobretudo, onde e como aplica aplica esta informação.”
Carl Sagan (Cientista)



Um elevado QI não é garantia de sucesso. “A inteligência está em como você intercepta e usa a informação. Em como você lida com conflitos, com com a concorrência, com desafetos e com o sucesso”, afirma o especialista.



“O que somos é consequência do que pensamos.”
Dalai Lama (Líder budista)



“A excelência não é um ato, mas um hábito”, diz Ferraz. Mais do que palavras de ordem e resoluções cheias de boas intenções, o que conta mesmo é o quanto você se dedica à tirar cada uma delas do papel.

Deixe um comentário