10 sinais que você vai odiar o novo emprego

exame

Com as demissões em alta, conquistar um emprego novo entrou para a lista de desejos de muita gente neste fim de ano. Mas, uma escolha atrapalhada pode atrasar os planos de desenvolvimento profissional.

Como descobrir que você está prestes a entrar em uma roubada antes mesmo de ocupar a nova cadeira? A equipe da empresa de serviços Aprroved Index publicou uma lista de sinais que, se levados em conta, podem evitar uma movimentação errada de carreira.

Grande parte dos indícios são sutis e podem ser percebidos a partir das respostas dadas pelo entrevistador a perguntas que todo candidato deve fazer em uma entrevista de emprego. Veja:

1. Todo mundo é novo

Perceber que todo mundo parece ser novo por ali – menos a própria empresa – é indício de alta rotatividade. Sinal de alerta, indicam os consultores do Approved Index.

2. Entrevistador é reclamão

O entrevistador mostra-se insatisfeito com sua equipe de trabalho proferindo reclamações. Este pode ser um indício de um estilo de gestão obscuro e que pode não agradá-lo, certo?

3. Sua função é um enigma

Não conseguir compreender o que exatamente você vai fazer na nova função porque o discurso do entrevistador é evasivo e enigmático é mais um mau sinal. Indefinição neste aspecto agora pode reservar amargas surpresas no futuro.

4. O céu é o limite (segundo o entrevistador)

Desconfie de entrevistadores que prometem mundos e fundos. Notas de exagero são indícios de que pode estar havendo falta de sinceridade da parte dele a respeito do ambiente, do clima de trabalho, da função a ser desempenhada ou até do pacote de remuneração.

5. A oportunidade está anunciada em todos os lugares

Reencontrar o mesmo anúncio diversas vezes e em diferentes lugares é outro indicativo de que a oportunidade pode não ser lá das mais atraentes ou de que as exigências são altas demais.

6. Não existe progressão de carreira

Se durante a entrevista você descobre que a empresa não oferece a menor oportunidade de crescimento de carreira, é bem provável que dentro de algum tempo você seja tomado pela desmotivação, caso aceite a proposta. Vale destacar que um dos medos mais frequentes dos jovens das gerações Y e Z é justamente “empacar” na carreira, segundo recente pesquisa realizada pela Universum.

7. O descontentamento da equipe é evidente

De acordo com a equipe do Approved Index, uma conversa rápida com os futuros colegas durante o processo seletivo em que o gosto amargo da insatisfação aparece também é um indício a ser levado em conta.

8. Você terá que arcar com alguns custos

Desembolsar dinheiro para treinamento ou arcar com custos de material ou de espaço para trabalho pode mostrar que a saúde financeira da empresa não vai nada bem, segundo a equipe do Approved Index.

9. Equipe de olhos baixos

Quando o chefe fala, o restante da equipe olha para o chão, demonstrando que estar ali parece ser um tormento. O estilo autoritário e controlador de gestão, além de antiquado, é péssimo para a produtividade.

10. A linguagem corporal é negativa

O que o discurso consegue falsear, o corpo pode revelar. Observar a linguagem corporal das pessoas que trabalham na empresa também pode dar indícios de como anda a satisfação no ambiente de trabalho.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário