10 ferramentas que ajudam a trabalhar mais em menos tempo

exame

Você perde tempo com bobagens na internet em vez de começar aquele relatório longo e difícil prometido há tempos para o seu chefe?

A julgar pela enorme oferta de apps, programas e outros “remédios” tecnológicos contra a procrastinação, você não está sozinho nessa.

Veja, na galeria a seguir, uma compilação de 10 ferramentas que prometem socorrer os maus administradores do tempo.

Há desde soluções simples, como gerenciadores de tarefas, até alternativas mais drásticas, como telas pretas, castigos sonoros e hipnose.

[slider slider_height=”450″ image_resize=”false” image_crop=”true” flex_slider_effect=”slide” slider_timeout=”60″]
[slide title=”Priorities” img_url=”http://assets1.exame.abril.com.br/assets/images/2015/8/543782/size_810_16_9_priorities.jpg” link=””] Visualizar claramente quais são as prioridades do dia é um dos desafios do procrastinador. Com este app, é possível construir uma hierarquia das suas tarefas de forma fácil e organizada.
Uma das funcionalidades é a criação de projetos: para cada tarefa, você pode listar sub-tarefas necessárias para completá-la.
O aplicativo é gratuito e está disponível no iTunes.[/slide]
[slide title=”Procraster” img_url=”http://assets1.exame.abril.com.br/assets/images/2015/8/543815/size_810_16_9_procraster.jpg” link=””] O usuário recebe alertas e pequenas recompensas até terminar sua lista de projetos.
Se você está tendo dificuldade para terminar uma atividade específica, o aplicativo oferece conselhos motivacionais e propõe uma série de sessões de 25 minutos de trabalho, entremeados por prêmios como “hora do café” ou “veja o Facebook”.
O download pode ser feito no iTunes.[/slide]
[slide title=”Yelling Mom” img_url=”http://assets1.exame.abril.com.br/assets/images/2015/8/543788/size_810_16_9_yelling_mom.png” link=””] O sugestivo nome da ferramenta (em tradução livre do inglês, “mãe gritando”) dá uma dica do funcionamento do app.
A ideia é cortar a procrastinação na base do grito – na verdade, com sons desagradáveis como apitos e sirenes. O usuário pode deletar ou prorrogar tarefas da sua lista, mas também pode fixá-las para impedir que sejam adiadas.
O app está disponível para usuários de produtos da Apple no iTunes.[/slide]
[slide title=”White Noise” img_url=”http://assets3.exame.abril.com.br/assets/images/2015/8/543785/size_810_16_9_whitenoise.jpg” link=””] Procrastinadores são vítimas de fáceis de distrações – ainda mais se trabalham em escritórios sem paredes. Este app produz sons que abafam e mascaram sons ambientes.
É possível compor a sua atmosfera sonora favorita com diversas frequências. O “escudo” proporcionado pelo WhiteNoise promete ser tão poderoso que é usado até para facilitar o sono.
A ferramenta está disponível no iTunes e na Google Play. Também há uma extensão para usuários do Google Chrome.[/slide]
[slide title=”Finish” img_url=”http://assets0.exame.abril.com.br/assets/images/2015/8/543781/size_810_16_9_finish.jpg” link=””]Desenvolvido pelos adolescentes norte-americanos Ryan Orbuch and Michael Hansen com o objetivo inicial de ajudar estudantes do ensino médio a manter o foco nos estudos. Mas sua utilidade também pode ser sentida por procrastinadores mais maduros.
A ideia é dividir tarefas em categorias de curto, médio e longo prazo. Com base nessa hierarquia, o aplicativo interage com o usuário para lembrá-lo de completar sua tarefa no tempo certo. Se ativar a função “Me incomode”, você será notificado a cada hora depois que o seu prazo passar.
O download pode ser feito no iTunes. [/slide]
[slide title=”End Procrastination Hypnosis” img_url=”http://assets0.exame.abril.com.br/assets/images/2015/8/543813/size_810_16_9_end.jpg” link=””]O aplicativo propõe a hipnose como alternativa para os mais desconcentrados. A proposta é ouvir o áudio criado pela ferramenta por 20 minutos todos os dias, como uma forma de meditação.
Segundo os desenvolvedores, a vantagem do método é ensinar diretamente ao cérebro as atividades vitais de que ele necessita para superar a procrastinação.
A ferramenta está disponível na Google Play e no iTunes.[/slide]
[slide title=”Self Control” img_url=”http://assets3.exame.abril.com.br/assets/images/2015/8/543783/size_810_16_9_self_control.jpg” link=””] O programa, que é exclusivo para usuários de Mac, é um “remédio” um pouco mais radical para quem não consegue cumprir prazos. A proposta é bloquear temporariamente o acesso a sites que sejam uma causa frequente de distração para o usuário.
O detalhe é que não há volta. Até o prazo estabelecido expirar, você não conseguirá entrar naquelas páginas – nem mesmo se reiniciar a máquina ou deletar o programa.
Para baixar, basta acessar o site da ferramenta.[/slide]
[slide title=”Procrastination Punisher” img_url=”http://assets2.exame.abril.com.br/assets/images/2015/8/543822/size_810_16_9_procrastination.jpg” link=””]Esta é uma espécie de versão para celulares do “Self Control”. Com a ferramenta, você pode bloquear o seu próprio acesso a alguns apps viciantes, como Angry Birds ou WhatsApp, por intervalos de tempo determinados – como das 9h às 18h em dias de semana.
Detalhe: se decidir usar o app “proibido” mesmo assim, você pagará uma quantia de dinheiro determinada por você mesmo a uma instituição de caridade de sua escolha. Pelo menos a sua mania de procrastinar ajudará alguém, dizem os desenvolvedores.
O aplicativo pode ser baixado na Google Play. [/slide]
[slide title=”Write or die” img_url=”http://assets0.exame.abril.com.br/assets/images/2015/8/543787/size_810_16_9_write_or_die.jpg” link=””] Uma outra saída extrema para a procrastinação. O foco aqui são as tarefas que exigem redação de textos, de emails a relatórios. Para começar, é preciso determinar um limite de tempo e um número ideal de palavras para digitar nesse prazo.
Se você não conseguir completar a meta, sofrerá algum tipo de castigo. O modo “gentil” abrirá uma notificação na sua tela, enquanto o modo “normal” tocará sons desagradáveis, como o choro de um bebê. O modo “kamikaze” apaga todo o seu trabalho se você demorar demais para completá-lo.
Disponível para usuários de Windows, Mac e Linux em seu site oficial.[/slide]
[slide title=”Write Room” img_url=”http://assets2.exame.abril.com.br/assets/images/2015/8/543789/size_810_16_9_write_room.jpg” link=””]O programa deixa a tela do seu computador completamente preta, à exceção de uma área para digitar o texto que você precisa terminar.
O objetivo é proporcionar ao usuário uma imersão visual no trabalho e coibir a tentação de acessar sites e redes sociais.
A ferramenta é destinada a usuários de Mac e está disponível no iTunes. Uma versão análoga para Windows se chama “Dark Room” e pode ser baixada no site dos desenvolvedores. [/slide]
[/slider]

Notícias relacionadas

Deixe um comentário