10 chavões que você não deveria usar no currículo online

Exame

Qual é a principal palavra que você usa na hora de descrever seu perfil profissional no currículo? Se seguir uma tendência global, sua resposta provavelmente será “responsável” – o termo mais usado por profissionais mundo afora para ganhar holofotes de recrutadores na rede Linkedin

No ranking dos chavões mais comuns nos perfis dos brasileiros, segundo pesquisa da rede social, a palavra também está no topo. Mas ela não é a única. Os termos estratégico e multinacional completam o pódio. Veja a lista:

1 Responsável
2 Estratégico
3 Multinacional
4 Dinâmico
5 Organizacional
6 Especialista
7 Criativo
8 Eficaz
9 Inovador
10 Competitivo

Em comum, todos os termos, na prática, não trazem nenhum dado relevante para recrutador. Afinal, de nada adianta considerar-se um profissional criativo se não há dados e fatos que comprovem esta percepção. “Dar exemplos para demonstrar como você é responsável ou estratégico é sempre melhor do que simplesmente usar as palavras”, afirmou Nicole Williams, especialista em carreira do LinkedIn, em comunicado da empresa enviado à imprensa.

Além disso, a base de todo sistema de buscas são as palavras-chave. Por isso, para pontuar bem nas buscas dos recrutadores na rede social é preciso muito critério e olhar estratégico ao escolher aquelas que irão compor seu perfil. Quanto mais preciso o termo, melhor.

Para isso, prefira termos que tenham relação com sua área de atuação e especialidade. Não tenha medo de repeti-las ao longo dos campos da página no LinkedIn e tente inseri-las no início de frases.

Por exemplo, se, ao longo da sua carreira, você trabalhou no departamento de contabilidade, repita a palavra “contador” no início de todas as descrições de trabalhos anteriores.

Outra dica útil: deixe que outras pessoas qualifiquem seu trabalho com adjetivos por meio da ferramenta “recomendações”.

Deixe um comentário